GP DE SP (12)

No pódio, o sorriso do vencedor: fim de semana inesquecível

ITACARÉ (que domingo!) – Lewis Hamilton venceu em Interlagos. Reduziu sua desvantagem no Mundial para 14 pontos. Teve uma atuação de gala e chegou a 101 vitórias na carreira. Igual a todos os brasileiros juntos. Chorando, na entrevista coletiva, o inglês disse: “Foi o melhor fim de semana que já vivi”.

Não acabou. Não acabou, não. “Continuamos na luta”, falou pelo rádio, numa tradução livre, desfilando por Interlagos com uma bandeira do Brasil nas mãos, como seu ídolo Ayrton Senna.

Tem muita coisa para falar dessa corrida. Vamos começar contando como foi o GP de São Paulo?

Casa cheia, torcida festiva: saudades da F-1 em São Paulo

Sol, temperatura agradável, céu azul, casa cheia. Todos os pilotos do grid, com exceção de Tsunoda, largaram de pneus médios. O japonês colocou macios. Não tinha nenhuma importância.

Luzes vermelhas apagadas, Verstappen largou melhor que o pole Bottas, Pérez também passou o #77, no Lago, e o finlandês caiu para terceiro logo de cara. Norris despencou para último com pneu furado após toque em Sainz, único incidente digno de nota na largada. E Hamilton começou muito bem, ganhando quatro posições nos primeiros metros da corrida e abrindo a segunda volta já em sexto. Na terceira, sem perder tempo, passou fácil Leclerc e assumiu a quinta posição.

Na quinta volta, Lewis já era terceiro depois de passar Sainz e com Bottas lhe abrindo caminho. Estava na corrida, apenas 4s7 atrás do líder Verstappen. E o destino ajudou. Tsunoda, pouco antes, tinha tocado em Stroll, perdendo a asa e metade do lado direito de seu carro. Na volta 7, a direção de prova chamou o safety-car para limpar a sujeira no S do Senna, incluindo uma asa dianteira do japonês abandonada na área de escape. E Lewis colou em Pérez para preparar o bote na relargada.

Era o início dos sonhos para a Mercedes. Lewis em terceiro, diferenças neutralizadas com o safety-car, um carro mais rápido que a Red Bull, o que poderia ser melhor? A chance de vencer se apresentou bem antes do que o inglês imaginava. Por conta da quantidade de detritos na pista, o carro de segurança liderava o pelotão por dentro dos boxes. O trabalho de limpeza foi rápido e na volta 9 a prova foi retomada. “Vamos pegar esses caras”, convocou Hamilton pelo rádio, chamando Bottas para vir junto.

Max não teve tempo de abrir uma vantagem razoável nas primeiras voltas. Na 11ª, o safety-car virtual foi acionado, depois que Mick Schumacher perdeu a asa dianteira num toque em Kimi Raikkonen. O esquadrão de limpeza foi chamado novamente, mas pelo menos o pelotão não se juntou, para alívio do holandês. Lewis vinha em terceiro a pouco mais de 4s do líder, com Pérez à sua frente funcionando como escudo para Max.

Consagração em Interlagos: nunca um piloto venceu em São Paulo largando tão atrás

Na 14ª volta, pé embaixo de novo. E na 18ª, de asa aberta, Lewis passou o mexicano por fora no S do Senna. Achou que tinha resolvido o problema, mas que nada… Desatento, levou o troco do mexicano no Lago. Na volta seguinte, de novo por fora no S do Senna, o britânico foi para cima e assumiu a segunda posição de vez. Verstappen tinha 4s de vantagem sobre ele. Pode-se dizer que naquele momento começava o GP de São Paulo de verdade.

Mercedes e Red Bull começaram a fazer contas. Com mais de 50°C no asfalto, o desgaste dos pneus médios em algum momento se tornaria perceptível. Hamilton precisava se aproximar mais de Verstappen para começar a pensar num “undercut”. Na altura da volta 24, o ritmo dos dois era muito semelhante e a diferença se mantinha estável entre 3s5 e 4s, insuficiente para tentar alguma jogada nos boxes.

Na volta 27, Lewis parou e colocou pneus duros. Voltou em sexto, 24s atrás de Max. A Red Bull respondeu na hora e chamou seu piloto na volta seguinte colocando os mesmos pneus. Max voltou em terceiro e assim que entrou na reta Oposta olhou no espelhinho e viu Hamilton passando Ricciardo para se colocar de novo atrás dele. A diferença? 1s7.

Pérez parou logo depois e Bottas, sem pit stop ainda, assumiu a ponta com Verstappen em segundo e Lewis, alucinado, se aproximando do líder do campeonato. Max respirou quando o safety-car virtual foi acionado de novo na volta 31 porque Stroll deixou pedaços de seu carro pela reta. O time da limpeza foi chamado de novo e rapidinho a pista foi liberada. Bottas aproveitou para trocar pneus e conseguiu, assim, ganhar a posição de Pérez.

Lewis seguiu enfiando o pé e colou em Verstappen. Na volta 33, reduziu a distância para 1s cravado. Tinha o carro mais rápido em retas. O ataque parecia ser uma questão de tempo. Mas Max compensava o déficit de velocidade final com um carro equilibrado no miolo, onde abria um pouco. Para Hamilton, era essencial passar numa das zonas de ativação da asa móvel menos de 1s atrás do #33.

Na volta 40, Max parou. Colocou um novo jogo de pneus duros. O pit stop foi antecipado pela Red Bull para embaralhar a estratégia da Mercedes. Quando saiu dos boxes, sua diferença para Hamilton, novo líder, era de 20s. Calculadora nas mãos de novo. Verstappen conseguiria, nas suas primeiras voltas com pneus zero bala, reduzir a desvantagem e recuperar a ponta quando Hamilton fosse para os boxes. Lewis parou quatro voltas depois e colocou duros também. Como a Red Bull imaginou, voltou atrás, a 2s7 do rival. A caçada recomeçou.

Max espalha, Mercedes pede punição: comissários acharam normal

Na volta 47, Hamilton fez uma volta excepcional e pela primeira vez ficou a menos de 1s de Verstappen. Abriu a asa e foi para cima. Max buscava o adversário pelo retrovisor. Na abertura da 48ª volta, no Lago, Lewis foi por fora. Max freou lá onde o filho chora e a mãe não escuta. Os dois fizeram a curva pela área de escape. Um momento maravilhoso da corrida. Do campeonato. Dos últimos anos. Imediatamente veio a mensagem na tela: a espalhada de Max para impedir a ultrapassagem estava sob investigação. “Que loucura”, balbuciou Hamilton pelo rádio.

Sem esticar a conversa, Lewis percebeu que tinha uma boa chance de vitória nas mãos. Era só ter paciência para buscar a liderança na hora certa, com Verstappen toureando um carro nervoso e instável à sua frente. “Não sei se consigo ir até o fim desse jeito”, falou o holandês pelo rádio, sofrendo com pneus que já não rendiam bem. Na volta 53 a direção de prova avisou que não iria punir ninguém pela manobra de minutos antes. Hamilton acelerou de novo e reduziu a diferença para menos de 1s para usar a asa móvel.

Era uma perseguição implacável, de altíssimo nível. Max resistia. Andar com um cara do quilate de Hamilton pendurado no seu cangote, sem errar nada, é duro. Na volta 58, Lewis tentou no Lago. Não conseguiu. Na seguinte, não teve jeito. Passou pelo lado de fora antes da freada, no mesmo ponto. A torcida vibrou como se comemorasse um gol. Hamilton foi embora. E o milagre estava consumado.

Milagre porque o cara caiu da pole para último na Sprint. Milagre porque tinha cinco posições de punição no grid e teve de largar em décimo — até hoje, o vencedor de Interlagos que largou mais atrás fora Fisichella, oitavo no grid em 2003. Milagre porque Verstappen liderou a maior parte da prova, é um piloto excepcional e tem um carro idem. Mas Hamilton teve uma das mais brilhantes atuações de sua carreira.

“Não acabou ainda”, tinha dito ontem ao final da Sprint. Não acabou mesmo. Faltando três corridas para o final da temporada, Max tem 14 pontos de frente. Não é pouco. Mas para Hamilton, é.

Verstappen, segundo: “Muito rápidos para nós”

Foram 181.711 pessoas nas arquibancadas de Interlagos nos três dias do evento, um público muito bom e de perfil um pouco diferente dos últimos anos, a julgar pelo testemunho de quem esteve no autódromo. Mais jovens, mais meninas. Viram um ótimo espetáculo, incluindo a Sprint de ontem. Verstappen, apesar da derrota, assimilou o golpe. “Fizemos bons pontos. Não fomos rápidos o bastante, hoje era questão de reduzir os danos”, disse. A equipe ainda registrou a melhor volta com Sergio Pérez no final, tirando o ponto extra que estava em poder de Hamilton. E disparou suspeitas sobre a velocidade de reta da Mercedes, dando sequência a uma guerra de declarações que vai se estender pelas próximas semanas.

O inglês, por sua vez, foi multado em 5 mil euros por ter soltado o cinto na volta de comemoração para pegar a bandeira do Brasil com um comissário. Não deu a menor bola. E ainda foi chamado de “patrão” no perfil da Mercedes no Twitter, bordão criado pelo narrador Sérgio Maurício, da Bandeirantes — emissora que fez um trabalho de fôlego na cobertura da corrida digno de elogios.

Hamilton e a bandeira: como Senna

Hamilton, Verstappen, Bottas, Pérez, Leclerc, Sainz, Gasly, Ocon, Alonso e Norris foram os dez que pontuaram no Brasil. Verstappen tem 332,5 pontos, contra 318,5 do heptacampeão. No Mundial de Construtores, a Mercedes abriu um pouco, 521,5 x 510,5 da Red Bull. A briga pelo terceiro lugar parece definida com a queda de rendimento da McLaren e a melhora da Ferrari, que agora tem 287,5 x 256 sobre a equipe inglesa na tabela. Alpine e AlphaTauri seguem juntinhas na luta pela quinta posição, 112 x 112.

Semana que vem tem GP do Catar em Losail, pista nova para todo mundo, fechando uma sequência de três provas seguidas. Um teste para a resistência física e psicológica de todos na F-1. E, claro, também para os torcedores desta dupla que tem oferecido aos fãs da categoria, neste ano, um dos melhores campeonatos de todos os tempos.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton Lopes
Nilton Lopes
2 anos atrás

Olá Flávio, não abre o espaço para responder a mensagem.
O Olímpio está morando no apto, com a esposa, achou uma pessoa maravilhosa. Sujeito de sorte o cara.

Gustavo
Gustavo
2 anos atrás

Boa noite.
Idem ao comentário mais abaixo: não pare com os textos.
“Falta pouco”, um ano para mudar tudo no Brasil. Os estragos foram do tamanho do planeta, espero que não definitivos.
Abraço.

Jorge Luis
Jorge Luis
2 anos atrás

Flavio por favor não pare com os textos.
Sou frequentador diário do Blog a muitos anos.
Talvez o meu erro seja não fazer comentários.
Por favor não pare !!!!

Paulo Crusca
Paulo Crusca
2 anos atrás

O Patrão tem 02 corridas de desvantagem (14 pontos) e 03 corridas pela frente. Tem que forçar a barra e jogar pressão no Max. que campeonato, senhores!

THIAGO SONNEWEND DE CARVALHO
THIAGO SONNEWEND DE CARVALHO
2 anos atrás

Flavio, bom dia!!!
Cara, seus textos traduzindo todos os momentos da corrida são FANTÁSTICOS, não pare de escrever, garanto que até os que não concordam com alguns dos seus posicionamentos políticos, adoram a sua escrita.
Sobre a corrida, achei que o Max foi muito Dick dessa vez, fiquei bastante confuso sobre a “manobra” que ele fez, achei sujo, não sabe perder, se fosse o contrário a RED BULL iria fazer um baita escândalo.
Porém valorizou muito mais a corrida do Hamilton, mostrou que o Negão é limpo e que não é necessário ser SUJO para vencer!!!!
Cada vez mais me vejo como fã desse cara, ele é fora da curva, o Max também é, mas tem alguns elementos nele que se assemelha a outro muitas vezes campeão que jogou sujo para atingir seus objetivos.
O Hamilton merece e deve ser aplaudido de pé pela corrida que fez!!!!
Sobre a bandeira, emocionou, uns irão olhar como clichê, eu vejo como agradecimento ao ídolo e ao pais que lhe abraçou como nenhum outro!

CRSJ
2 anos atrás

20 carros largam, um adversário Verstappen, e um vencedor absoluto Lewis Hamilton: que ainda tem tempo para ser um brasileiro por 15 minutos levando a bandeira brasileira onde fosse, esse foi o GP São Paulo de F-1 2021.

Fil Berzoini
Fil Berzoini
2 anos atrás

Uma ótima corrida como há tempos eu não via. Hamilton ainda resolveu nos brindar com o gesto rotineiro de Senna.

Lucas Orly
Lucas Orly
2 anos atrás

a cada dia fico mais convencido que fiz um ótimo investimento com o F1TV Pro, ver a F1 sem narração histriônica é um alento em tempos de gritaria

Luís Ambrósio
Luís Ambrósio
2 anos atrás

Genial o seu texto. Não nos prive de seu talento na escrita.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
2 anos atrás

Antonio Seabra
Poderia ser também a Mariana.
Achei o inglês da Mariana Becker excelente. Imagino que ela já deva ter morado aqui nos Estados Unidos algum tempo, porque é simplesmente impecável.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
2 anos atrás

“Nóis continua vindo aqui”

Primeiro minhas consideração ao Bosttas. Não vou com a chapa desse cara desde que saiu xingando a empresa que patrocinou a possibilidade de ele hoje estar na F1, porque os caras não conseguiram mais custear o absurdo que é bancar um piloto num time de ponta.
Bosttas simplesmente desistiu de brigar com Max quando ele espalhou pra cima dele na primeira curva, ficou com medinho do Holandês, era pra ter ligado o foda-se e dizer só quem tem a perder se nós 2 batermos é você, mas recolheu feito uma donzela, num gesto claro de vingança por perder a boquinha. Bem que poderiam comprar a Sauber e rasgar o contrato desse cara.
Aí vou falar do Max vs Hamilton. Numa boa, a disputa só tornou a vitória ainda mais bonita, mas deixa um gosto amargo de que alguns caras tem de remar dobrado pra atingir seus objetivos, vemos novamente Jesse Owens correr contra cavalos pra pagar as contas e isso é degradante agora, como foi naquela época. Nunca separei o humano do atleta e nunca entendi porque algumas pessoas fazem isso. Pedir a equipe pra mandar um “oi” pra direção da prova depois de sofre uma bandeira preta e branca que deveria ter sido uma punição de 5s é um total desrespeito pela regras do esporte. O moleque alega que não precisou dos conselhos do pai da namorada. Mas consigo escutar claramente o chauffeur do encardido dizendo a ele. “Bate no negão se tu veres que não vai ter jeito, vocês 2 saem da corrida e ele terá uma corrida a menos pra tentar descontar”. De batidas propositais essa família entende bem.
Fica também uma pergunta!: Na próxima vez que um piloto sambar na frente do outro o Masi vai punir? Ou agora a punição por mexer o carro 400 vezes na frente do outro pra impossibilitar a ultrapassagem é alguma bandeirinha que o fiscal encontrar na gaveta? Não teria uma bandeira com o desenho de um palhaço?
Por último, apesar de nunca ter sido chegado nessas coisas de bandeiras e patriotismo (O último refúgio do canalha, segundo Samuel Johnson) Foi preciso um inglês pra resgatar a flamula como um pano de um povo e não de uma gangue desgraçada, que a usa pra limpar o rabo e depois a estende fedorenta pra ser cultuada pelos idiotas.
No mais, apesar dos pesares. Que corridaço.

CHAGAS
CHAGAS
2 anos atrás

Ver Hamilton e Verstappen hoje, é um deleite pra quem gosta do esporte. Um nível extraordinário de pilotagem que nenhum outro piloto é capaz de chegar perto. Disputaram posição até fora dos limites da pista, coisa que nos remete a anos atrás onde não existiam punições e as questões eram resolvidas na pista (ou as vezes às vias de fato). Uma corrida de carros em sua essência. Somente os dois, em um ano que por incrível que pareça hora a Red Bull é mais carro, hora a Mercedes. Sem favoritos.
Ontem foi o dia do inglês. O que fez foi sem sombra de dúvidas a melhor pilotagem do ano. Ninguém conseguiu extrair absolutamente tudo do carro, como o comandante fez no Brasil. Hamilton pilotou, acelerou, pensou, questionou, motivou o companheiro, e ainda chamou a torcida junto. Gênio.
Já Gasly precisa urgentemente ser promovido para Red Bull, se isso não acontecer no início do ano que vem, nas férias do meio do ano isso terá que ser feito.
Sainz Jr acabou com a corrida de Norris e ninguém sequer tocou no assunto. Claro a imprensa está (com razão) enchendo a bola do espanhol que vem pilotando muito, mas os deslizes devem ser observados, principalmente quando interfere na corrida de um concorrente. Cadê a Mc Laren para esbravejar com o Sr. Masi?
Falando em Mc Laren outra surra que Ricciardo toma de Norris. Enquanto os tifósi contam com Leclerc e Sainz Jr, a Mc Laren está a ver navios com o australiano. Norris sozinho.
Fim de semana Hamilton fez 25 pontos, Verstappen 20, Bottas 18, Pérez 13, Leclerc 10 e Sainz Jr 9. O fracasso no Brasil de Pérez é nítido ao vermos as Ferraris muito perto na soma dos pontos, com carros muito piores que a Red Bull. Pérez é o motivo da balança pender para a Mercedes no mundial de construtores.
Pra finalizar, Hamilton é o melhor piloto de F1 que eu já vi, e são façanhas como essas que o devem colocar no pódio de qualquer entendedor de corridas. No fim com a bandeira do Brasil em punho, e se embrulhando nela no pódio, virou literalmente um brasileiro. Impossível não associar com Ayrton Senna (seu grande ídolo) em uma das poucas vezes que podemos citá-lo sem sensacionalismo.
De encher os olhos de lágrimas, pra se aplaudir de pé. Bravo.

Roberto Borges
Roberto Borges
2 anos atrás

Realmente, foi sensacional a corrida!
Seus textos idem!
Ontem à noite você falou que pouca gente visita o blog. Alguém comentou que visita desde 2007.
Estou nessa leva! Junto com esse povo todo que escreve aqui.
Espero que continue, pois seus textos são ótimos e gosto de ler.
Foi uma bela cobertura do Grande Prêmio, também.
Ah, o bug comentado pelo Zé Maria atrapalha.

Edison
Edison
2 anos atrás

Olha, essa vitória do Hamilton foi nível a vitoria do Senna em Suzuka 88. Se vai valer o título vamos descobrir nas próximas semanas.
Essa sequência de corridas, México-Brasil-Catar vai ser muito desgastante para as equipes, pegaram pesado.

George
George
2 anos atrás

Parabéns pelo texto desenhou corrida

Vagner Maciel
Vagner Maciel
2 anos atrás

Ótimo texto.
Obrigado por mantê-lo.

Fábio de Lima
Fábio de Lima
2 anos atrás

Que corrida boa ! Parabéns pelo texto Flavio Gomes ! Ainda bem que o campeonato não acabou !

Antonio Seabra
Antonio Seabra
2 anos atrás

Esqueci de comentar: a escolha do Felipe Massa como entrevistador não foi das melhores opções. Além do inglês claudicante, não soube explorar com perguntas adequadas os detalhes mais interessantes que a prova ofereceu.

A pessoa ideal teria sido o Max Wilson, mas este estava empenhado na excelente transmissão da Band. Aliás, Max tem demonstrado uma capacidade de tradução simultânea brilhante, além de ser muito preciso nos comentários e avaliações das questões técnicas dos carros e das corridas.
Parabéns pra ele !

Antonio Seabra
Antonio Seabra
2 anos atrás

Ze Maria, concordo com toda a segunda parte do teu comentário. Ressalvo a primeira parte porque não consigo torcer pelo Max Verstappen nem em corrida de carrinho de mão. Ele é prepotente, sujo e mal intencionado (vide o zig zag na reta, sabe que não pode, mas faz). E além disso, não acho que ele tenha tido companheiros de equipe do quilate do Alonso, Button, Rosberg e até mesmo do Bottas. Na Red Bull só o Ricciardo, e na Toro Rosso, o Sainz. E não levou uma vantagem sobre esses dois….Algo me diz que se tivesse um companheiro do valor de um Leclerc, iria provar um pouco do sabor do que seja comer merda….

Seguramente, presenciamos a melhor corrida do HAmilton em toda a sua carreria. O inglÊs, quando fica com sangue nos olhos é capaz de produzir performances impressionantes. Espero que ele permaneça assim até o final do ano.

Flavio, o teu blog é uma das raras publicações em português que eu ainda gosto muito de ler, e venho aqui diariamente, igual a muitos outros ai embaixo.

Valmir Passos
Valmir Passos
2 anos atrás

Bela corrida de fato. Hamilton é génio, e a Mercedez é a Mercedez. Só acho muito estranho esse ganho de potência do carro do inglês. Uma diferença absurda com relação a todos. Muito estranho.

Zé Maria
Zé Maria
2 anos atrás

Que final de semana.
Exibição de gala do Hamilton.
Peço inclusive licença ao amigo Wolfpack para fazer um “Control C/Control V” (é isso mesmo?) no seu comentário, penso exatamente o mesmo.
Inclusive depois do que assistimos em Interlagos, minha torcida incondicional para um primeiro título do holandês, já não é tão incondicional assim, um oitavo título seria muito bem-vindo.
Votando no prêmio do “mais sem noção”, Pérez merece a láurea, o rádio dele pedindo para o Verstappen reduzir o ritmo para que ele pudesse entrar na zona de DRS foi realmente exdrúxulo, totalmente sem pé nem cabeça.
Quanto ao blog, muitos como eu ainda passam por aqui todo dia, desde “mil-novecentos-e-guaraná-sem-gás”, ok!
Apenas um bug, ao menos para mim, não consigo comentar um comentário de outro leitor, acho até que já lhe reportaram essa ocorrência.

Carlos Alberto
Carlos Alberto
2 anos atrás

e os comentários coloridos? também fazem falta os apelidos carinhosos.

Vitor Rodrigues
Vitor Rodrigues
2 anos atrás

Nestes tempos em que mais de duas linhas é “textão” para a molecada de hoje, entendo o receio do autor do blog em não ser lido. Mas acho que todos os comentários aqui respondem que ainda há leitores.

Sobre a corrida, simplesmente espetacular. Fez jus à excelente temporada que temos tido, com dois pilotaços. Vitória genial do maior de todos os tempos. Sobre o grande lance polêmico do GP, nada mais do que Max sendo Max, ele sempre pega pesado.

emerson57
emerson57
2 anos atrás

Corridaço. Assisto sempre sem som. Na minha opinião Max deveria ter sido penalizado. Seu Amiltu tinha mais de meio carro na frente e a ultrapassagem estava consumada. Seu Max simplesmente não freiou e levou Amiltu para passear na área de escape da curva do Lago. Isso sem contar que Max fez “cobrinha” em toda reta oposta, para tirar o vácuo e trancar a passagem.
Quando eu era pequeno me diziam que só era permitida apenas uma mudança de direção, na segunda era penalty. Mudou a regra?

Tobias
Tobias
2 anos atrás

É a primeira vez, desde o início de 2019, que vi alguém fazendo bom uso da bandeira nacional. Foi meio clichê? Foi! Mas o coração aqui curte esse tipo de coisa, chorei, vibrei muito com esse incrível piloto, exemplo de ser humano.

Italo Costa
Italo Costa
2 anos atrás

Parabéns Flavinho! Sou fã de seus textos!

Plinio
Plinio
2 anos atrás

Que bela corrida. Que belo campeonato. Interlagos é uma pista incrível. Parece um kartódromo de F1. É disputa o tempo todo.

Nilton Lopes
Nilton Lopes
2 anos atrás

Opa, não só leito como espero ansiosamente novas postagens!
Para não.
Agora, você lê os comentários?
Se lê, o Olímpio Okada, que lhe alugava a garagem, manda um abraço. Tio da minha esposa, prometeu falar com você sobre a possibilidade de eu conhecer os Dekas. Não cumpriu…

Amaral
Amaral
2 anos atrás

Essa corrida épica conseguiu fazer a despedida do Doutor (grazie mille, Vale!) virar nota de rodapé.
É isso que a gente queria ver. Pista boa, corrida idem, público comemorando até treino de pit stop, transmissão na TV de primeira linha e do início ao fim com tudo que tem direito pra gente ver até cansar, a gente só não domina o mundo em todos os sentidos porque ainda somos desorganizados demais.
Mas sabemos fazer espetáculo. Só o Tsunóda que não gostou. Vai durar pouco o rapaz, apostaria num projeto Red Bull 2023 aliada com alguém na Indy e ele indo pra lá como bucha de canhão. E pode se dar bem por lá o rapaz.
Hamilton e Verstappen épicos. Tudo pra ser um final de temporada pra contar pros filhos, netos e sobrinhos, fazer textão nas redes sociais e falar disso daqui a 50 anos.
E tem que respeitar o “says PATRÃO”. Não são 101 vitórias à toa.
Ninguém faz isso de graça.
É a história sendo escrita pelo cara que será o maior de todos por décadas, e a gente podendo assistir isso em HD.
E o Max, querendo ou não (nunca escondi que não sou fã dele), será o novo grande das pistas. Tem braço pra ser multicampeão. Mas continua sendo um péssimo perdedor, como será um péssimo vencedor. Se bem que saiu com cara de que engoliu seco, mas aceitou que não foi seu dia e o jogo ainda está a seu favor.
Mas há esperança que ele amadureça de verdade e alie o talento estupendo que possui a uma postura de verdadeiro campeão. Aí tem tudo pra se juntar de verdade ao panteão dos grandes no futuro.

Rogerio Ferreira
Rogerio Ferreira
2 anos atrás

Ainda tem muita gente persistente que lê o seu blog, não pare.
Quanto à corrida de hoje, que espetáculo, dois pilotos em altíssimo nível, pilotando no extremo e quase sem cometerem erros.
Feliz para nós que somos agraciados com essa disputa.

Luís Eduardo
Luís Eduardo
2 anos atrás

O brilho do Hamilton não se resume à pilotagem. Ele adquiriu com o tempo uma inteligência emocional e estratégica típica dos grandes campeões. Hamilton intuiu que precisava tirar do Brasil a energia necessária para ele e a equipe reagirem no campeonato. Ele soube trabalhar excepcionalmente bem as adversidades e construir em cima delas uma vitória épica.

O mais legal é que agora vêm duas pistas incógnitas, o que aumenta a imprevisibilidade do campeonato. Ainda acho que dá Verstappen – uma vitória no Catar já lhe dará a possibilidade de administrar as duas últimas provas. Eu diria que está 60-40 pro holandês. Mas a Honda precisa urgentemente dar um gás no motor, está perdendo feio pra Mercedes nas retas.

Jonas
Jonas
2 anos atrás

Show de corrida.

Espetáculo de piloto Lewis Hamilton.

Pra vc Flávio Gomes já pode ser considerado o melhor de todos os tempos ?

Mauro
Mauro
2 anos atrás

Não sou piloto, por isso é que vou te perguntar: é possível que a espalhada do Max tenha sido acidental, por ter retardado ao máximo a freada o carro saiu de frente?

Robson
Robson
2 anos atrás

Belíssima corrida, retratada aqui, muitíssimo bem.

Wolfpack
Wolfpack
2 anos atrás

Sou crítico da carreira de Lewis Hamilton por sempre ter um piloto medíocre a seu lado na equipe mas hoje ele fez valer seus títulos mundiais. Corrida de campeão escalando o grid. Hoje e fez valer seu ídolo Ayrton Senna e me rendo ao piloto britânico. Parabéns pela corrida genial.

Tales Bonato
Tales Bonato
2 anos atrás

Sr. Imponderável irá decidir este campeonato. Nestas 3 corridas que provavelmente terão grande destaque na história da F1.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
2 anos atrás

Olhe, a não punição do garoto enxaqueca quando da primeira ultrapassagem de Hamilton me pareceu ser claramente um favorecimento ao piloto da Red Bull. Na minha opinião ele forçou a barra e jogou o carro pra cima de Hamilton propositalmente, jogando-o para fora da pista. Mas foi até bom, porque não muito depois Hamilton fez uma belíssima manobra, desta vez não dando chances de reação ao holandesinho. Pela imagem dá para ver que Lewis emparelhou seu carro a centímetros do outro, que assim ficou impossibilitado de reagir jogando o carro, como da vez anterior. Ah, para compensar a não punição, os comissários foram duros e deram a bandeira preta e branca pela ‘sambadinha” do holandesinho na frente de Lewis. Dessa maxzinho está rindo até agora.

Rafael
Rafael
2 anos atrás

Flávio, leio seu blog todos os dias. Quanto a corrida, acho que o campeonato ainda está nas mãos da rede Bull, mas será apertado. Abraço

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Que prova! Que campeonato! Que pilotos!
Dignos de estarem neste blog.

Torço para o patrão, mas tbm Max tá demais.

Ansioso pelo rescaldo de amanhã (ou depois, talvez quarta…)

Carlos
Carlos
2 anos atrás

Obrigado pela sua paciência de ainda manter o blog ativo. Passando pra deixar registrado que ainda há quem te leia!!! Abraços

Luciano Silva
Luciano Silva
2 anos atrás

Mas que grande, grande corrida. E emocionante! Verstapinho, mais técnico foi resistindo até para lá do possível e Hamilton, com um carro claramente superior, fez uma excelente corrida, mas fiquei com a sensação de ter feito uma corrida um pouco menos técnica e mais “rústica”.

Foi bonito de ver a bandeira do Brasil na volta de comemoração e no pódio, mas sim, eu sei que é fale e com o propósito de marketing, mas mesmo assim…

Temos campeonato!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
2 anos atrás

Para um setentão como eu … aquela bandeira tremulando ,,,, moiô o zóio
saudades dos bons tempos de F1…..Corrida de hoje foi memorável , parabens a
Hamilton e Max…pelo espetaculo que a muito não viamos e que Interlagos proporciona!!!!

Valmir lopes
Valmir lopes
2 anos atrás

Hamilton será o campeão

Markonikov
Markonikov
2 anos atrás

Uma das maiores corridas da F1 de todos os tempos, sem mais …

Marcos
Marcos
2 anos atrás

Baby Max elevou o nível hoje.
Jogou 2 Mercedes pra fora da pista, faz “waving – mexer o bumbum pro adversário não colar” e ainda riu da bandeira branca e preta que recebeu.
Aliás, na segunda vez que jogou uma Mercedes pra fora, ele redefiniu o que é Apex e o que é Espalhar.
O Apex que ele tomou (sim, o mesmo que puniu Hamilton em Silverstone, foi a uns 2 metros da curva.
Foi tão vergonhoso que a tv não teve coragem de reprisar a camera onboard de seu carro.
Assistindo pela F1TVPRO, BabyMax não freiou no limite, ele trancou Hamilton, dentro da curva e na área de escape e levou uns 10 metros pra fora.
Além disso, se Hamilton não tira o pé, haveria um acidente.
Curioso que a mesma situação ocorreu invertida em Silverstone, BabyMax não tirou o pé, teve o acidente e Hamilton foi punido.
Imagine se fosse Hamilton empurrando seu adversário para fora da pista e ainda fora da pista empurrando.
Depois de ser punido por 0,025 mm (como alguém mede isso) em apenas um lado da asa, largar em último e passar 25 carros, Hamilton está sob investigação porque afrouxou o cinto de segurança na volta de desaceleração.
Fico me perguntando se isso é favorecimento explícito ao BabyMax ou se é algum tipo de racismo ou retaliação pelas posições políticas que Hamilton tem, divulga e acaba forçando a F1 a seguir.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
2 anos atrás

Prezado F&G : Lewis Hamilton teve uma vitória magnífica ( segredo ele comeu um acarajé, no café da manhã ), a pimenta foi porreta. MAX fez um excelente trem de corrida, mais a Mercedes-Benz andava mais rápido nas duas retas , a diferença foi aí. Destaque para Gasly, El Fodon ( Fernando Alonso levou um ferro no Pit-stop, 4 segundos) e pela boa recuperação de Lando Norris. Domingo dia de Macarrão com frango a equipe FERRARI consolidou a virada de mesa na sua maior rival Mclaren. O pior da corrida o personagem oriental Tsunoda fez besteira, Stroll, tomou muito sol nos miolos e Daniel Ricciardio como azarão. A frase mais emblemática Hamilton ” continuamos na luta “. O melhor GP do ano como reação de Lewis Hamilton, a melhor imagem a torcida brasileira é simplesmente maravilhosa.

Diogo Lima
Diogo Lima
2 anos atrás

Que GP!

Sem mais palavras!

Endurancer
Endurancer
2 anos atrás

Caramba, que corrida.

Flávio, sobre o texto, um detalhe, tenho quase certeza que o toque do Tsunoda no Stroll não foi na largada.

Nilson J.Strauss
2 anos atrás

Hamilton ja é um campeão mundial ,campeão mundial como ser ser humano do bem . Ja chorei baldes, Lewis Hamilton trouxe ao Brasil um clima diferente , sei lá não consigo explicar, é uma emoção diferente , uma emoção que manda um recado , principalmente pra mim cujo conteúdo é “‘Nunca desistia de seus sonhos ” Parabéns Lewis Hamilton .

Sérgio Lima
Sérgio Lima
2 anos atrás

O cara é #$%.
Foi jogado pra último no grid, pra fora da pista….é um piloto do #$%$#.
Fazia tempo que não comemorava uma vitória na F1 como no futebol.
Pra cima deles Lewis.