GP DE SP (9)

ITACARÉ (fechando o botequim) – Pensam que acabou o dia? Nada… Algumas coisinhas que acabei deixando passar no nosso pós-Sprint para vocês começarem o domingo do GP de São Paulo bem informados. Cheio de cores, claro. A propósito, vocês perceberam que as cores escolhidas para cada tópico fazem todo o sentido? Notaram a genialidade deste blog? Pois prestem atenção!

SPRINTÃO 2022 – Já se sabe que a Liberty pretende realizar seis Sprints na próxima temporada. A turma gostou da experiência. E a corridinha de Interlagos foi considerada a melhor das três deste ano. Mas estão estudando algumas mudanças. Uma delas: dar dez pontos para o vencedor, nove para o segundo, oito para o terceiro e assim por diante, até chegar a um pontinho para o décimo colocado. A sexta-feira seria reservada para a definição do grid, que seria o mesmo para a Sprint e para o GP. Ou seja, a corrida de sábado não serviria mais para definir as posições de largada no domingo. E as seis etapas Sprint comporiam uma espécie de campeonato paralelo, com pontuação independente.

Gasly passa pelo Setor A: mais Sprints no ano que vem

SÓ ISSO? – A desclassificação de Hamilton após a definição do grid ontem ainda não foi bem digerida pela Mercedes. Segundo relatos da imprensa inglesa, Toto Wolff disse que a diferença do vão da asa móvel em relação ao limite de 85 mm foi apurada em 0,2 mm. Achei estranho, e acho que Toto quis dizer 2 mm, mas encontrei a informação em dois sites britânicos apontando esse valor. Não sei nem como se mede algo tão… milimétrico. Ainda segundo Wolff, essa diferença se verificou apenas num dos lados da asa, o lado direito. A parte central e o lado esquerdo estavam, como se diz, nos conformes.

RIGOR ESQUISITO – O chefe da Mercedes falou mais: que a asa foi danificada na classificação e que a FIA tem permitido pequenos reparos nesse tipo de coisa ao longo da temporada, mesmo em regime de Parque Fechado. “Mas, em vez disso, fomos citados imediatamente sem nem poder olhar o que tinha na asa.” A Mercedes, apesar da indignação, resolveu não recorrer. “Depois da corrida que fez Valtteri e da atuação de Lewis, a gente conseguiu recuperar a alegria aqui dentro e o melhor a fazer é deixar a política de lado.”

Max apalpa a asa a traseira de Hamilton: desconfiado mesmo

FUI VER MESMO – Max Verstappen não escondeu de ninguém que, ontem, fez um exame de toque na asa do carro de Hamilton por desconfiar que ela flexionava mais do que o normal. E que sua suspeita não tinha nada a ver com o espaço entre as lâminas do aerofólio quando é acionado o DRS. A Red Bull segue achando que tem alguma coisa de errado com a Mercedes. “Lewis foi 27 km/h mais rápido na reta hoje do que a McLaren”, trombeteou Helmut Marko. “A velocidade de reta deles é estonteante”, emendou Christian Horner. A imagem acima foi captada pela câmera instalada no carro de Hamilton. E usada para aplicar a multa de 50 mil euros no holandês por mexer onde não devia.

NO SECO – Previsão para amanhã em São Paulo: tempo firme, sol o dia todo, com temperatura na casa dos 25°C. Podem tirar seus cavalinhos da chuva, porque não vai ter pista molhada desta vez. Digo: podem deixar os cavalinhos na chuva, porque não vai chover. Vocês entenderam.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rama Costa
2 anos atrás

Campeonato paralelo: Como assim? Vai valer um título paralelo? Que diacho é isso?
Ou vale pro campeonato, ou esquece logo isso. Pra quê tanta confusão.

Exame de toque na traseira: Foi uma campanha pelo novembro azul? Porque só na de Hamilton? E Bottas?
Qual a lógica da RedBull ter consertado várias vezes ao longo do ano a asa em parque fechado e punirem Hamilton?

A FIA precisa ser mais transparente.

Marcos Costa
Marcos Costa
2 anos atrás

respeitosamente, grid invertido é bem idiota, não tem lógica nem cabimento. Qual o critério? inverte até o 6º? 8º? 10º? O grid todo? porque?

Marcos Costa
Marcos Costa
2 anos atrás

Não entendi. A proposta é de um outro campeonato paralelo? Com outro campeão? sem somar com a pontuação da corrida? ? Desculpe a ignorância deste leitor, mas você pode nos explicar mais detalhadamente?

Lobo
Lobo
2 anos atrás

Ja que comentou das cores do blog…que tal comentar sobre os capacetes dos pilotos? Tem uma mensagem nondo Botas que nao consegui ler na tv…algo sobre café?

Felipe Dieder
Felipe Dieder
2 anos atrás

Grande Flávio! Sou muito teu fã e fã do blog. Essa diferença de performance que a Red Bull tanto pega no pé da Mercedez (vai ser chato assim lá na casa do minion, ops, do Piquet) não teria relação com a troca de motor não? Abraço e avante!

Bruno
Bruno
2 anos atrás

Bom dia Flávio,

Se Verstappen certificou no “tocometro” diferença de 0,2 mm e entregou para Jo Bauer a irregularidade e os comissários tiveram quase 24 horas para certificar, é possível que estejamos diante de um gênio da engenharia.
É provável também, que de agora em diante a Red Bull tenha descoberto um a brecha para acabar com a Mercedes.

andre
andre
2 anos atrás

Vão mexer no formato da Sprint e esta será a corrida 1. Uma bosta. Agora, se o grid da corrida 2, no domingo for invertido, até o oitavo lugar, aí sim, a coisa ficará legal.
Quanto ao colorido dos tópicos, achei legal.

lagerbeer
lagerbeer
2 anos atrás

hahaha… nunca entendi essa de “tirar os cavalinhos da chuva”…. se bem que os deuses de Interlagos são sacanas

pedro araujo
pedro araujo
2 anos atrás

eu gostei das cores

e do esquema de escolha das cores em função dos assuntos

raul costa duarte
raul costa duarte
2 anos atrás

se um piloto nota uma diferença numa asa, é pq ela deve ser relevante de alguma forma…. não dá pra ele enfiar o dedo ali a toa. Acho q foi falha da Mercedes, q acontece, mas deve ser punida

DANIEL PERRENOUD
DANIEL PERRENOUD
2 anos atrás

Flavio, em relação a Sprint, não seria interessante “reviver” a pontuação “clássica” da F1, do 1º ao 6º colocado?