NAS ASAS

ITACARÉ (e não para…) – O Bruno Wenson mandou a mensagem a seguir. Volto na sequência.

“Olá, notável jornalista! Como costumas colar parte do texto do mail no teu texto do blog, vou caprichar, caso as fotos mereçam publicação. Dias atrás, indo pra São Paulo ver a excelente exposição Space Adventure (recomendo muito), vi esta beleza no Floripa Airport, novo e horrível nome do antigo Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Na certeza que apreciarias muito, cliquei e envio. Espero que goste.”

Claro que gostamos! Tanto que todas as fotos que você mandou estão na galeria abaixo. Clicando em cada uma delas, a imagem é ampliada e dá para ver todos os detalhes da bela Kombi. Como a placa é da cidade de Guarulhos, tudo indica que se trata de um veículo original criteriosamente restaurado que deve ter prestado seus serviços no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro. Que foi rebatizado recentemente apenas como GRUAirport pela concessionária que toma conta do vasto aeródromo.

Apesar da pomposa nomenclatura, quando nos referimos a esse aeroporto, em São Paulo, dizemos apenas “Guarulhos”. Os mais antigos ainda usam “Cumbica”, porque assim ele era chamado no início, em referência ao nome do bairro onde ficava a Base Aérea da FAB que deu origem ao aeroporto. Bairro, por sua vez, que nasceu onde ficava a Fazenda Cumbica, cujo proprietário, o vereador Abílio Soares, foi morto a tiros em 1919 e hoje dá nome a uma rua bastante conhecida de São Paulo, que começa no Parque Ibirapuera, ao lado da Assembleia Legislativa, e sobe pelo Paraíso até a rua do… Paraíso, claro, que vem lá da Aclimação e termina na Praça Oswaldo Cruz, que por sua vez marca o início da avenida Paulista, e na Praça Oswaldo Cruz tem um Ponto Chic, e quando vocês forem a São Paulo comam um bauru lá, porque o verdadeiro bauru nasceu no Ponto Chic do Largo do Paissandu em 1937, 15 anos depois da fundação do restaurante.

Como se vê, tudo é história, uma coisa puxa a outra, e história nunca deve ser desprezada. O Bruno nos informa que o Hercílio Luz agora se chama Floripa Airport. Uau. Que porcaria. Será que não é o nome da empresa, apenas, que administra o aeroporto? Ou alguém já se refere a esse aeroporto desse jeito? Eu implico muito com “Floripa”. Sempre tive a impressão que os moradores de Florianópolis nunca dizem “Floripa”, assim como paulistanos jamais se referem à sua cidade como “Sampa”, e nem os viventes da capital mineira dizem “Belô” ou “Belzonte”. Acho.

Bom, mas o que interessa é a Kombi. Lindona. Eu gostava muito da VASP. E seu jingle, autoria de Théo de Barros, era maravilhoso. Histórico mesmo. Dava vontade de correr para o aeroporto. Está aí embaixo. Ouçam.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio
Antonio
2 anos atrás

Obrigado, lembranças de um tempo memorável. Ultimamente o ar tornou-se tóxico demais para meus pulmões.

Fil
Fil
2 anos atrás

Formidável!!!

Marcos Bassi
Marcos Bassi
2 anos atrás

Seu amigo JB, que eu sigo com o maior prazer porque ele é bom demais, diz pra fugir do bauru do Ponto Chic. Sigo qual? Já sei…quando estiver melhor…vou lá experimentar e ver com qual eu concordo…

Helena Sophia
Helena Sophia
2 anos atrás

O Aeroporto em si, é o mesmo. A pista de pouso e decolagem, o “porto áereo”. O que mudou foi o terminal. Construído do outro lado da pista, é muito maior e melhor, mas exige mais uns 6 km de deslocamento. Era necessário essa obra, mas… A empresa que administra resolveu mudar o nome para deixar mais moderno e direcionado para a cidade. Assim, Floripa Airport fica mais fácil de ser lembrado e indica exatamente o lugar onde se situa.

Cesar E Dias
Cesar E Dias
2 anos atrás

Fala Flavio, tudo certo? Eu moro em Florianópolis e a gente se refere a cidade como Florianópolis mesmo, os saudosistas chamam de Desterro, que era o nome do lugar antes do Floriano Peixoto impor os ideias republicanos no Paredão da Fortaleza de Anhatomirim.
Também trabalhei na VASP por uns anos, durante a faculdade, na virada do ano 2000 e as Kombis não eram mais assim. Também não tinha mais o DC-10 e nem galões de metal mas o travesseiro e a etiquetas de conexão duraram até o falência total…
Bons tempos aqueles…

Raul
Raul
2 anos atrás

Ah! Esses comerciais das aéreas. Cada um mais lindo que o outro…

Jaime
Jaime
2 anos atrás

Esse jingle era sensacional. Tinha parte dele na memória

Edson
Edson
2 anos atrás

Nunca usei essa expressão “sampa”. É grotesca.

Almir A. Zago
Almir A. Zago
2 anos atrás

Bons tempos onde não tinha esse politicamente correto e este mimimi de hoje. Socorro parem o mundo que eu quero descer. Porra, tudo virou uma chatura!

Bascuia
Bascuia
2 anos atrás

História é tudo!
Não sou manezinho, mas sou catarinense e estou sempre na Ilha. Os florianopolitanos chamam tanto de Florianópolis, quanto de Floripa. Mas a história do nome não é bonita nem simpática como a Ilha e seus habitantes. Nesse link pode-se entender um pouco: https://www.google.com/amp/s/ndmais.com.br/noticias/memoria-de-florianopolis-um-nome-muitas-magoas/amp/?espv=1