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SÃO PAULO (muda tudo) – Antes da F-1, aplausos de pé para Gabriel Bortoleto. Na corrida Feature (mais longa e mais importante) da rodada dupla da F-2, hoje em Monza, o brasileiro largou em último e… venceu! Foi a segunda vitória dele no ano e a mais espetacular da história da categoria. Ontem, saiu de último para oitavo na Sprint e fez meio ponto, porque, incrível, terminou empatado com Dennis Hauger.

Um fim de semana como esses muda a vida de um piloto. Bortoleto, hoje vinculado à McLaren, é o vice-líder do campeonato com 154,5 pontos. O francês Isack Hadjar lidera com 165 e não marcou pontos em Monza. Faltam três rodadas para o fim da temporada: Baku, Catar e Abu Dhabi. Gabriel tem chances enormes de ser campeão em seu primeiro ano de F-2, como fez no ano passado na F-3. É o tipo de performance que não passa em branco no automobilismo.

Com bons patrocinadores no país e de família rica e ligada ao automobilismo — controla o fundo de investimentos que é dono da Stock Car –, Bortoleto tem de ser agressivo, agora, na buscar pela única vaga aberta na F-1 para 2025. Não ele pessoalmente, claro, mas quem cuida de sua carreira. E quem cuida de sua carreira lá fora é Fernando Alonso. Que tem muitos contatos, imagino. Mas vai ser preciso agir no Brasil.

A única vaga está na Sauber que vai virar Audi. A equipe já contratou um veterano para 2025, Nico Hülkenberg. Pode muito bem colocar no outro carro um novato. Nessa hora, o estafe (detesto a palavra aportuguesada, mas vá lá) local de Bortoleto tem de ir atrás da filial brasileira da marca alemã e oferecer seus préstimos. Falar com gente grande. Negociar parcerias, enfiar bancos (BRB?) e apoiadores (Porto?) na jogada, se mexer atrás de dinheiro para oferecer ao time que está se formando não só um bom piloto, mas um bom piloto com potencial financeiro. Franco Colapinto foi para a Williams e carregou com ele um pacotão de empresas argentinas, como o Mercado Livre. Se é preciso “apoio”, como todo mundo choraminga por aqui, que se busque na sacrossanta iniciativa privada, em vez ficar se lamentando que “o Brasil não ajuda em nada”.

Bortoleto é bom, está na cara, e é o melhor dos últimos anos na F-2. Se ganhar o campeonato, repetirá o feito de Oscar Piastri, que está onde está. O momento para cavar o lugar é agora. E se não bastassem seus predicados técnicos e financeiros, o mercado de pilotos também está escasso. Quem pode ocupar essa vaga? Bottas? Zhou? Ricciardo? Magnussen? O tempo de três deles já passou, e o chinês vai sumir como apareceu, sem deixar rastros ou saudades. Outros moleques disponíveis e promissores já se arranjaram, como Bearman, Doohan e Antonelli, os três confirmados para 2025. E ainda tem Lawson, garantido pela Red Bull. Vai ser preciso negociar com a McLaren, claro. Mas acho que isso é o mais fácil. Zak Brown tem uma dupla jovem e talentosa que tem vida longa. Não vai se opor se surgir uma chance para o brasileiro.

O Brasil não tem um titular no Mundial desde 2017, quando Massa encerrou sua carreira na Williams. Pietro Fittipaldi, é verdade, disputou dois GPs pela Haas em 2020, mas como substituto do chamuscado Grosjean. Hoje, dia 1º de setembro de 2024, se o trabalho for bem feito, Bortoleto é candidato ao segundo cockpit da Sauber/Audi. Mas é melhor que se apressem, os que cuidam dele. Porque é claro que tem mais gente de olho e com chances. E com uma vantagem que ao final desta temporada poderá ter algum peso, dependendo de seus resultados. Falo de Colapinto.

Aparentemente, teremos um Brasil x Argentina nessa disputa. Por enquanto, o jogo está empatado. O hermano estava ganhando de 1 a 0, tinha feito seu golzinho na semana passada ao ser chamado para a Williams, o que o colocou forte no mercado. Bortoleto empatou com a vitória de hoje.

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Octavio
Octavio
6 dias atrás

Opa, Flavio! Primeiro quero dizer que a morte do Twitter brasileiro me fez voltar aqui. Tá sendo top, tô clicando nos anuncios, você ganha com isso?
Agora que a Globo volta a transmitir F1 em 25, será que ela não entra no jogo pra colocar o mancebo no grid? A VOLTA DA GLOBO NA F1 COM PILOTO BRASILEIRO pode ser um bom argumento de volta da audiência. Que acha?

Barreto
Barreto
13 dias atrás

Torço para que algum piloto novo aposente o Bottas. A experiência dele daria para a equipe fazer algo melhor do que dobradinha da rabeira.
Bortoletto apresenta suas credenciais, tomara que nos bastidores sua equipe seja eficiente.

Marcio
Marcio
14 dias atrás

Tomara que a Audi não se torne uma Toyota F1. Ficar na rabeira também frita carreira.

Last edited 14 dias atrás by Marcio
Danilo
Danilo
14 dias atrás

Óbvio que reconheço a importância de um brasileiro na F1, engajamento e blá-blá-blá, mas para mim não mudaria muita coisa, eu gosto do esporte e já passei da fase de idolatria cega… hj eu gosto de bons humanos ou q ao menos tenham algo a contribuir independente de onde nasceu, se o Stroll ou o Mazepim fossem brasileiros eu continuaria não torcendo para eles, só para ficar num exemplo simples. Dito isso, eu concordo com o texto, a turma fala do Drugovitch, porém já li em alguns lugares que os chefes de equipe valorizam mais o q o piloto faz no primeiro ano da F2 do q propriamente título no segundo ano e aí temos o motivo da turma não se estapear pelo “nosso” Drugo. Além das portas mencionadas eu só acrescentaria a globo, q deve retomar os direitos de transmissão, apesar da nota do SM. Obs para irritar… faz uns 20 anos q os únicos programas q assisto na globo é o futebol ou a F1, ou seja, tô nem aí para ela, mas será divertido a turma do automobilismo sintonizar nela e não me refiro a quem paga o app da F1, mas sim a direita desprovida de recursos financeiros.

Daniel
Daniel
14 dias atrás

Mercado Livre apoiando piloto argentino. Eu uso muito o Mercado Livre. Logo, eu estou ajudando um piloto Argentino. Acho q vou usar mais Amazon.

Danilo
Danilo
Reply to  Daniel
14 dias atrás

O principal mercado deles é o brasileiro, porém salvo algum engano, o fundador é argentino.

Marcus
Marcus
15 dias atrás

Para 2026, pode ser. Mas ele já tem que se encaixar com alguma equipe agora e com perspectivas reais, diferentemente do Drugovich. Até porque é mais talentoso.

Renato
Renato
15 dias atrás

Vamos com calma, Bortoleto mandou bem hoje, mas ainda é muito verde, a prova foi o erro que ele cometeu na classificação, além dos erros na largada que ele também já cometeu em outras corridas. E na F1, graças ao teto orçamentário, a experiência está sendo bem mais valorizada do que o dinheiro que os paydrivers trazem. Vejam Hulkenberg, foi bisonho hoje, mas tá de contrato assinado com a Audi no ano que vem. E a tendência é o Bottas renovar com a Sauber/Audi, até porque, ele tem excelentes números, que nunca devem ser ignorados: 10 vitórias, 20 poles, 19 voltas mais rápidas, 67 pódios e 2 hat-tricks, números esses que ele conquistou (em sua maioria) tendo como companheiro de equipe o grande heptacampeão Lewis Hamilton! Nesse ano, Bottas tá em último, é verdade, mas ele vem superando Zhou nos qualys por uma boa margem, e se está sem pontuar, é mais culpa da própria Sauber do que dele.

Colapinto foi promovido mais por ser da academia Williams do que por seu dinheiro e seus números no automobilismo. Em uma simples pesquisa, se descobre que ele quase fica de fora da F3 e da F2 por falta de dinheiro para bancar sua carreira. Não sei se a Audi realmente vai querer colocá-lo no lugar do Bottas, se o fizer, será mais se o argentino fizer milagre com essa carroça e pegar algo acima do sétimo lugar. Mas se for por questão de dinheiro, Zhou tem mais chances do que Colapinto, afinal, os chineses têm um mercado ainda maior do que o da Argentina, e dinheiro para bancar piloto de F1 é o que não falta. E Mick Schumacher tem mais chances ainda, afinal, a imprensa alemã (país da Audi) está fazendo uma pressão descomunal para que ele consiga estar no grid em 2025, e é claro que ele também deve ter patrocinadores bem mais polpudos do que o Mercado Livre, o Quilmes e o Bizarrap. Fora que Binotto já trabalhou com Mick no passado, foi ele que o colocou na Haas, e o italiano o conhece bem melhor do que Bortoleto e o próprio Colapinto. A melhor chance de Colapinto ser efetivado como titular de uma equipe de F1 será se Albon e/ou Sainz trocarem a Williams por uma equipe melhor, como a Red Bull, e eu acho que Colapinto será a primeira pessoa que vão escolher como substituto de qualquer um dos dois, gostei do desempenho dele nessa corrida, e acho que ele tem muito potencial, Vowles acertou com essa promoção.

Além disso, não podemos esquecer que mesmo depois de ter vencido a F3 e a F2 em sequência, o Piastri ficou um ano de molho, ou seja, ganhar F3 e F2 não garante (e nem deve garantir) vaga imediata na F1. Bortoleto tem mais é que esfriar a cabeça e se preocupar em dar o seu melhor, vaga na F1 deve ser consequência de seu bom trabalho na pista, nos testes e no simulador, e do bom networking que seu empresário tem que desenvolver com os chefes de equipes da F1 e com patrocinadores.

E eu nem quero pensar na choradeira que vai ser por essas bandas caso Bottas pontue em alguma das próximas etapas e renove seu contrato. Já estão dizendo que ele não merece estar na F1 só por causa de seu carro ruim, mas não adianta, os números não mentem: Bottas é melhor do que muito piloto superestimado, principalmente Hulkenberg, e o finlandês merece, sim, estar na transição da Sauber para a Audi, pois ele foi um dos que mais acreditou no projeto dos alemães e tem mais experiência com carros vencedores, portanto, tem muito mais a agregar do que muita gente que vai bem na F3, F2 e até F1.

Last edited 15 dias atrás by Renato
Danilo
Danilo
Reply to  Renato
14 dias atrás

Renato, eu até concordo que o Bottas tem o seu valor, porém acho q a Sauber/Audi deveria se inspirar na Mercedes, um veterano é segurança, dois é desperdício de tempo. Mick já demonstrou q no máximo seria mediano, o q não ajuda se o projeto de fato é ambicioso a longo prazo. Eu apostaria sim em um novato promissor, se não o Bortoleto, q seja outro, como o Colapinto q acho q vai entregar um bom resultado nessas últimas corridas.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Renato
13 dias atrás

Tá de sacanagem? Mick é um garoto simpático, com bom nome, que destrói carros com a mesma ou mais gana que o Sargento fazia. Não adianta levar grana se a equipe não puder usar no desenvolvimento e sim pra consertar porrada de piloto barbeiro. Bottas, assim como Ricciardo, é um aposentado em atividade. Não ter ganho nada com aquela Mercedes é que seria um espanto.
Fico imaginando você vendo uma abertura de olimpíada e achando bizarro os atletas carregarem a bandeira dos seus países. Quem foi o atleta das Filipinas que ganhou medalha de ouro na ginástica olímpica?
Uma coisa é não deixar de torcer pra um bom piloto porque ele não é brasileiro, outra é não torcer pra um cara porque ele é brasileiro. É natural, os humanos vivem em tribos há milhares de anos. Isso tá meio com cheiro falácia da turma do todes.
É Brasil poha. É Bortoleto, phoda-se o Sapattos, phoda-se o Grudapica.

Marcus
Marcus
Reply to  Alfredo Aguiar
13 dias atrás

Estava demorando para aparecer um pacheco…

Renato
Renato
15 dias atrás

Vamos com calma, Bortoleto mandou bem hoje, mas ainda é muito verde, e na F1, a experiência está sendo bem mais valorizada. Vejam Hulkenberg, foi bisonho hoje, mas tá de contrato assinado. E a tendência é o Bottas renovar com a Sauber/Audi, até porque, ele tem excelentes números, que nunca devem ser ignorados: 10 vitórias, 20 poles, 19 voltas mais rápidas, 67 pódios e 2 hat-tricks, números esses que ele conquistou (em sua maioria) tendo como companheiro de equipe o grande heptacampeão Lewis Hamilton! Bottas tá em último, é verdade, mas ele vem superando Zhou nos qualys por uma boa margem, e se está sem pontuar, é mais culpa da própria Sauber do que dele.

Colapinto foi promovido mais por ser da academia Williams do que por seu dinheiro e seus números no automobilismo. Não sei se a Audi realmente vai querer colocá-lo no lugar do Bottas, se o fizer, será mais se o argentino fizer milagre com essa carroça e pegar algo acima do sétimo lugar. Mas se for por questão de dinheiro, Zhou tem mais chances do que Colapinto, afinal, os chineses têm um mercado ainda maior do que o da Argentina, e dinheiro para bancar piloto de F1 é o que não falta. E Mick Schumacher tem mais chances ainda, afinal, a imprensa alemã está fazendo uma pressão descomunal para que ele consiga estar no grid em 2025, e é claro que ele também deve ter patrocinadores bem mais polpudos do que o Mercado Livre. A melhor chance de Colapinto será se Albon e/ou Sainz saírem da Williams para uma equipe melhor, como a Red Bull, e eu acho que ele será a primeira pessoa que vão escolher como substituto de qualquer um dos dois, gostei do desempenho dele nessa corrida, e acho que ele tem muito potencial, Vowles acertou com essa promoção.

Além disso, não podemos esquecer que mesmo depois de ter vencido a F3 e a F2 em sequência, o Piastri ficou um ano de molho, ou seja, ganhar F3 e F2 não garante (e nem deve garantir) vaga imediata na F1. Bortoleto tem mais é que esfriar a cabeça e se preocupar em dar o seu melhor, vaga na F1 deve ser consequência de seu bom trabalho na pista, nos testes e no simulador, e do bom networking que seu empresário tem que desenvolver com os chefes de equipes da F1 e com patrocinadores. E a imprensa brasileira, incluindo o pessoal do Grande Prêmio, tem que sossegar o facho, para evitar que a empolgação de vocês “zique” os nossos pilotos. Afinal, ano passado, esse mesmo blog deu como certa a demissão de Sargeant no meio da temporada e a promoção do Drugovich em seu lugar. E tempos depois, Sargeant conseguiu seu primeiro e único ponto, garantiu vaga na Williams para esse ano, e Drugovich continuou no mesmo lugar onde estava e onde permanecerá para 2025, 2026 e etc: sem vaga na F1. Que belo contraste com a imprensa argentina, nem mesmo os influencers de lá se “emocionaram” com a possibilidade de Colapinto ser promovido pela Williams, todos eles trataram esses rumores com cautela e diziam que o rapaz era muito novo e precisava de mais tempo para amadurecer na F2, e agora estão colhendo os frutos, com o seu representante. É por essas e outras que a Argentina está superando o Brasil no futebol e agora, também na F1!

E eu nem quero pensar na choradeira que vai ser por essas bandas caso Bottas pontue em alguma das próximas etapas e renove seu contrato. Já estão dizendo que ele não merece estar na F1 só por causa de seu carro ruim, mas não adianta, os números não mentem: Bottas é melhor do que muito piloto superestimado, principalmente Hulkenberg, e o finlandês merece, sim, estar na transição da Sauber para a Audi, pois ele foi um dos que mais acreditou no projeto dos alemães e tem mais experiência com carros vencedores, portanto, tem muito mais a agregar do que muita gente por aí.

Edson
Edson
15 dias atrás

Norris é gente boa, veloz, mas falta culhão para ser campeão, vai acabar sendo engolido pelo piastri na disputa interna.
Leclerc ganhou a segunda no ano e assim como em Mônaco, sem ter o carro mais rápido, dessa vez a estratégia diferente valeu a vitória.

Gustavo Castor
Gustavo Castor
15 dias atrás

Aparentemente é o maior potencial brasileiro dos ultimos anos. E tem umnbom pacote de patrocínios.

Drugovich até tem grana (5MM de USD) mas parece que apostou na vaga errada.

Renato
Renato
Reply to  Gustavo Castor
15 dias atrás

Verdade, na minha opinião, Drugovich é muito mal gerenciado, ele deveria ter assinado com a academia da Red Bull, ele chegou a se reunir com Marko, mas tenho certeza de que o Amir Nasr deve ter feito a cabeça dele para assinar com a Aston Martin, se apoiando numa esperança de que o Alonso pudesse se aposentar em menos de dois anos. E agora, não só o Alonso não vai se aposentar, como também a tendência é de que Verstappen vá para a Aston Martin no futuro, para trabalhar com Newey, que está praticamente certo na equipe dos Strolls.

Drugovich já é carta fora do baralho da F1, nenhum chefe de equipe se importa com o que ele fez na F2, e mesmo os fãs da categoria se comovem mais com o caso do Pourchaire do que com o dele. Drugo deveria aceitar o quanto antes a oferta da Indy, e se eu estivesse no lugar dele, trocaria de empresário hoje mesmo.

Marcus
Marcus
Reply to  Gustavo Castor
14 dias atrás

Vamos falar a real, já exposta pelo dono do site: Drugovich foi campeão da F2 em sua terceira temporada, contra competidores relativamente fracos. Sua pilotagem não emocionou ninguém, nem donos de equipes, nem diretores, nem quem vê F1. Não há XP e Porto que façam milagres, até porque são empresas pequenas para o porte do que existe na F1, e ele fez uma escolha muito infeliz ao assinar com uma equipe em que um piloto é filho do dono e o outro é um dos maiores da história ainda motivado.
Com sorte, ele se arranja na Indy ou no WEC. Com sorte.