Blog do Flavio Gomes
Carros

Democrata, o nosso Tucker

Bem, não há necessidade de contar a história toda aqui, porque ela já está bastante bem documentada em publicações especializadas e, na internet, no BestCars. Mas faço questão de registrar as emoções que vivi hoje ao fazer uma matéria que deve ir ao ar no Limite, da ESPN Brasil, no comecinho do ano que vem. […]

Bem, não há necessidade de contar a história toda aqui, porque ela já está bastante bem documentada em publicações especializadas e, na internet, no BestCars. Mas faço questão de registrar as emoções que vivi hoje ao fazer uma matéria que deve ir ao ar no Limite, da ESPN Brasil, no comecinho do ano que vem.

Fui atrás do Democrata, o carro brasileiro feito em meados dos anos 60 que não vingou por sacanagem do governo militar e das montadoras instaladas no país na época. A fábrica foi fechada em 1968 e algumas carrocerias se salvaram. Um carro, um único, roda ainda, em Passo Fundo (RS). Outro está sendo restaurado pelos irmãos Finardi em São Bernardo do Campo e fará parte do acervo do museu de Roberto Nasser, jornalista e advogado de Brasília que trava uma comovente batalha pela preservação da memória da indústria automobilística brasileira. No ano que vem, aliás, Nasser lança um livro sobre o Democrata.

Vi o carro sendo restaurado, as carrocerias que ainda restam e o único motor de que se tem notícia. E fui à fábrica, ou ao que restou dela, no Riacho Grande, um distrito de São Bernardo. Sobrou uma parede e o piso. Ali nasceu e morreu um sonho. Vale a pena ler o texto do BestCars, para conhecer essa história. Ela é muito parecida com a do Tucker, que já foi levada ao cinema. Abaixo, a entrada da fábrica há 40 anos. Não vou exagerar e dizer que quase chorei ao ver o que foi feito dela. Mas deu muita pena. Pena do Brasil, por ser um país tão mambembe, aquele que poderia ter sido e não foi. A história do Democrata e da Ibap (Indústria Brasileira de Automóveis Presidente) é emblemática nesse sentido. O Brasil é um dos países que mais montam automóveis no mundo. E não tem nenhuma montadora nacional, por conta de putarias como as que fizeram com empresas como a Presidente, a Gurgel e tantas outras.

Dias desses esteve uma comitiva chinesa por aqui para fazer negócios. Quando informados da quantidade de montadoras instaladas no Brasil, os chineses escancararam os olhos e perguntaram quantas eram nacionais. Nenhuma, foi a resposta. Os caras não acreditaram.