Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

Mil Milhas começam hoje

Hoje e amanhã acontecem os primeiros treinos classificatórios para as Mil Milhas. Em tese, 20 carros deveriam sair dessa pré-classificação. Digo em tese porque ontem, jantando com um amigo bem informado, soube que apenas cinco (isso mesmo: cinco) carros estavam inscritos. As inscrições muito caras e o negócio de tempo-limite de 30% da pole estão […]

Hoje e amanhã acontecem os primeiros treinos classificatórios para as Mil Milhas. Em tese, 20 carros deveriam sair dessa pré-classificação. Digo em tese porque ontem, jantando com um amigo bem informado, soube que apenas cinco (isso mesmo: cinco) carros estavam inscritos.

As inscrições muito caras e o negócio de tempo-limite de 30% da pole estão pegando. Como não se sabe de quanto será a pole, nem quando ela será definida (em janeiro, provavelmente), tem gente com medo de torrar R$ 12,5 mil para participar da pré correndo o risco de perder a vaga quando a pole for definida.

É algo para se pensar. Não sou totalmente contra nem totalmente a favor dessa elitização da prova que está sendo pretendida por Antonio Hermann, o novo promotor das Mil Milhas. O objetivo é incluí-la no calendário internacional da FIA, mas fica sempre no ar a pergunta: mesmo se a corrida fizer parte do Mundial de alguma coisa (FIA GT, Endurance, sei lá), o que garante que as equipes estrangeiras virão todos os anos para cá? O transporte é caro, as despesas com passagens e hospedagem, idem.

Talvez essa transição esteja sendo feita rápido demais. Mas só o tempo dirá. Vamos ver como estará o grid em 21 de janeiro. E as arquibancadas, também.

Ah, tem gente no mundinho que circula Interlagos apostando que no frigir dos ovos vão acabar liberando as inscrições para todo tipo de carro, e a preços mais, digamos, modestos. Tudo para dar grid e evitar o vexame de uma corrida com meia-dúzia de carros.

De longe, apenas observo e torço para que tudo dê certo. Mil Milhas é um negócio muito legal.