Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

Mil Milhas: durangos ou ricaços?

Reproduzo abaixo texto enviado pelo diretor-técnico das Mil Milhas Brasileiras, Ivo Sznelwar, que vão mudar de cara em 2006. A idéia é elitizar e internacionalizar a prova. Aqui não vai nenhum juízo de valor. O texto é esclarecedor para os defensores e para os críticos da corrida, que no ano que vem completa 50 anos: […]

Reproduzo abaixo texto enviado pelo diretor-técnico das Mil Milhas Brasileiras, Ivo Sznelwar, que vão mudar de cara em 2006. A idéia é elitizar e internacionalizar a prova. Aqui não vai nenhum juízo de valor. O texto é esclarecedor para os defensores e para os críticos da corrida, que no ano que vem completa 50 anos:

*****************

A Mil Milhas de todos os pilotos brasileiros

Caros amigos pilotos e donos de equipes.

A tradicional Mil Milhas Brasileiras, a partir de 2006, busca uma nova filosofia para inseri-la no contexto internacional. Para isto foi necessária uma grande dose de ousadia e algumas mudanças profundas. Como em todas as mudanças, a primeira reação é de desconfiança e descrédito, inflamadas por boatos difundidos por pessoas que não entenderam o espírito do novo projeto.

Com a finalidade de elucidar as principais dúvidas, queremos manter um canal permanente de comunicação com os pilotos e competidores. Desde já, no entanto, gostaríamos de nos adiantar e esclarecer algumas questões.

A MIL MILHAS 2006 PRIVILEGIARÁ AS EQUIPES ESTRANGEIRAS DEIXANDO POUCAS VAGAS PARA OS TRADICIONAIS COMPETIDORES BRASILEIROS?

Não A Mil Milhas 2006 comportará um grid de 54 carros no máximo, número este limitado por questões de conforto nos boxes e segurança. Destas 54 vagas, apenas 14 são asseguradas para convidados, sendo que 40 vagas estão abertas para todos os competidores. A internacionalização da corrida e o seu novo plano de mídia são motivos para esta reserva, pois a migração para uma grande rede de TV só é possível assegurando-se a participação de destaques internacionais.

EM 2007 O CAMPEONATO PASSARÁ A SER UMA PROVA DO FIA GT. OS CARROS NACIONAIS SERÃO PROIBIDOS DE PARTICIPAR?

Em provas de longa duração o campeonato FIA GT admite categorias locais junto de seus carros, com classificação separada, como é o caso de SPA-Francorchamps. A exigência é que estes carros enquadrem-se nos regulamentos e padrões de segurança da FIA. Além disso, a internacionalização da prova será benéfica para os participantes brasileiros, que além de exposição de mídia ganharão visibilidade perante as principais equipes de GT do mundo.

DESEMPENHO MÍNIMO – OS PEQUENOS CONCORRENTES FICARÃO DE FORA ?

Não. O desempenho mínimo tem por objetivo limitar a participação de carros muito lentos – NÃO O SEU! Com limite máximo de 30% sobre o tempo da pole-position, apenas DOIS carros do grid de 2005 não largariam. Para 2006 esperamos que o tempo da pole-position baixe, assim como todos os competidores, esperam evoluir. Se a pole-position de 2006 ficar em torno de 1m28s, serão admitidos carros até 1m54,4s.

MEU CARRO ESTÁ DENTRO DO REGULAMENTO 2005 E NÃO DE 2006. ALÉM DO PESO EXTRA, TENHO QUE MODIFICAR O CHASSI?

Não. Para carros dentro do regulamento 2005 e que participaram em 2005 da Mil Milhas ou do Brasileiro de Endurance, basta a adequação ao peso da categoria e o peso extra como penalty por não estar adequado ao regulamento 2006. Mais nada.

OS PROTÓTIPOS MM P2 PODEM TER MOTOR ATÉ 3,0 LITROS. OS QUE SEMPRE COMPETIRAM COM MOTORES 2,0 LITROS ESTARÃO EM DESVANTAGEM?

Não. O novo regulamento prevê diferença de peso de 100 kg entre estas duas classes de motores.

A TAXA DE INSCRIÇÃO FICOU MAIS CARA?

Não. Para 2006 foi modificado o critério de cobrança do valor das inscrições dos carros e pilotos. Ele agora é um valor determinado em regulamento, e os concorrentes não pagarão taxas extras para montagem dos boxes e nem pelo combustível utilizado. Isso mesmo: o box montado com uma estrutura básica e todo o combustível necessário para o evento não custarão um centavo a mais para os competidores. Além disso a Mil Milhas 2006 terá divulgação e transmissão pela TV Globo e pelo SporTV, dos jornais Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, das Rádios Jovem Pan AM/Fm e Eldorado AM/FM além de outras ações de divulgação e promoção do evento tornando a corrida mais atrativa para os seus patrocinadores e transformando em ganho qualquer diferença no custo de participação. É a hora de perceber esta nova oportunidade e iniciar os contatos publicitários.

QUAL A VANTAGEM DE INSCREVER-SE PARA A PRÉ-CLASSIFICAÇÃO DE 17 E 18 DE DEZEMBRO DE 2005?

Os carros pré-classificados em dezembro (até 20 carros), além de um desconto substancial no valor das inscrições, terão prioridade de lugar no grid de largada, mesmo que sejam superados por outros competidores nos treinos classificatórios.

COMO ASSIM?

Desde que os pilotos do carro pré-classificado cumpram os requisitos mínimos de desempenho estabelecidos no Regulamento Desportivo da prova (10% entre os pilotos do mesmo carro no máximo), ele largará mesmo que não esteja entre os 54 carros mais rápidos dos treinos classificatórios.

OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA EXIGIDOS PARA PARTICIPAR DA MIL MILHAS 2006 ELEVAM O CUSTO DE PARTICIPAÇÃO?.

Não. Uma das preocupações dos novos promotores da Mil Milhas é com a segurança de todos os pilotos e participantes do evento de um modo geral. Os equipamentos de segurança evoluíram no mundo do automobilismo e graças a isto foram evitadas graves conseqüências. Possuir equipamentos de segurança de boa qualidade com prazo de validade em dia deverá ser sempre o objetivo daqueles que participam de provas de velocidade. O investimento nestes equipamentos não é custo da Mil Milhas, e sim investimento em vida e segurança, prioridade de todos nós.

Consulte o site www.milmilhasbrasil.com.br – inscrições abertas

Ivo Sznelwar
Diretor Técnico
Mil Milhas do Brasil