Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

Pilotos, uni-vos

BARCELONA (se fosse assim com o salário…) – Não tem nada a ver com o que estou fazendo aqui, mas rola um pau homérico em SP por causa do Campeonato Paulista de Velocidade. Não sei se todos sabem, mas em SP a coisa funciona assim: a FASP divulga um calendário, homologa as categorias, e os […]

BARCELONA (se fosse assim com o salário…) – Não tem nada a ver com o que estou fazendo aqui, mas rola um pau homérico em SP por causa do Campeonato Paulista de Velocidade.

Não sei se todos sabem, mas em SP a coisa funciona assim: a FASP divulga um calendário, homologa as categorias, e os clubes organizam as corridas. Quando digo clubes, não me refiro a entidades com piscinas e ginásios, mas sim a clubes mequetrefes que se dizem de corrida, como o Interlagos, o Centauro, o da Lapa, essas coisas.

A eles cabe fazer com que as corridas aconteçam. Colocam bandeirinhas, ambulância, alugam o autódromo e começam a contar o dinheiro. Porque os pilotos devem pagar a taxa de inscrição para cada corrida aos clubes, e essa é uma das mais vigorosas fábricas de dinheiro fácil do mundo.

Ano passado, eram 550 reais por corrida. Já é um abuso. Imagine um fim de semana em Interlagos com 150 carros. É mais ou menos o que tem, nas oito categorias do Paulista. Dá um faturamento de mais de 82 mil reais. O aluguel da pista sai por menos de 10 mil.

Bem, tem neguinho enriquecendo há anos com essa picaretagem, e a Prefeitura, burra, reclama que o autódromo dá prejuízo. Fosse essa taxa repassada para a Prefeitura, ou boa parte dela, e o autódromo começaria a dar lucro. Seria limpo e funcional, e não o lixo que é.

Mas isso é outro problema, se nunca tivemos e não teremos prefeitos e prefeitas capazes o bastante para fazer um autódromo funcionar, paciência.

Só que agora chega a informação de que a taxa de inscrição para as corridas do Paulista em 2006 será de 770 reais. Sim, isso mesmo: 770 pilas por piloto. Um aumento de 40% em relação ao ano passado.

Me digam uma coisa: o que aumentou 40% no Brasil do ano passado para este? Alguém recebeu aumento de salário assim? A gasolina subiu? A banana nanica? O bombril?

Fora que renovar a carteira de piloto (adivinhem quem renova? sim, os clubes) em SP custa 960 reais este ano. Em Brasília são 520: 240 para a CBA, 240 para a federação local e 40 para o clube de lá que não sei qual é. Aqui, os clubes repassam 480 para CBA e FASP e embolsam o resto, 480 reais.

É ganância demais, putaria demais, ladroagem demais. Estou pensando em tirar minha carteira no Acre, se for preciso, e vou correr sozinho no inferno. Pagar 770 paus para andar naquela bomba de pista de Interlagos por meia hora é demais. E gostaria imensamente que esse infame cartel de clubes me explicasse, e às centenas de pilotos de SP, no que se basearam para aumentar as taxas em 40%.

Ah, para terminar: a única obrigação dos clubes para com os pilotos é comprar taças e troféus. Todos medonhos, com base de granito vagabundo. Os que tenho estou pensando em desmontar para fazer uma pia.

Pronto, falei.