Blog do Flavio Gomes
Brasil

Alma carioca

SÃO PAULO (mas poderia ser Rio, apesar do azul excepcional do céu nesta manhã de outono, a melhor das estações) – O blogueiro Garcia deu a dica num comentário aí embaixo: um site legal para ver anúncios antigos. Aí entrei e descobri muito mais no Alma Carioca, obra de Paulo Afonso de Almeida Teixeira. Que […]

SÃO PAULO (mas poderia ser Rio, apesar do azul excepcional do céu nesta manhã de outono, a melhor das estações) – O blogueiro Garcia deu a dica num comentário aí embaixo: um site legal para ver anúncios antigos. Aí entrei e descobri muito mais no Alma Carioca, obra de Paulo Afonso de Almeida Teixeira.

Que começa assim:

Seja bem-vindo, amigo ou amiga. Chegue nesta página como quem chega a um bar do Rio. Puxe a cadeira e tome conosco um chope gelado, sentindo no rosto a brisa abençoada que vem do mar.

Dá para ser mais convidativo? Bem, é mais ou menos o Rio que conheci, onde vivi por três anos, ainda criança, tempos em que o maior crime brasileiro era o sequestro do Carlinhos (que na época era “rapto”, e tem um relato maravilhoso aqui, de um repórter que cobriu o caso), nada más.

Alma Carioca é para ser desvendada aos poucos, como a alma carioca propriamente dita. Fração dela se exprime como na foto abaixo. Nada mais Rio que uma banca no Leblon, Globo x JB.