Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Pequenos brinquedos – VII

SÃO PAULO (sobe até parede) – Seguindo com a série de meus pequenos brinquedos, já que todo mundo acha que ando por aí de Volvo blindado (o dia em que usar um carro blindado, me mandem mudar de país), e aproveitando a deixa delicada do post abaixo, eis meu Candango 1961. Esse é 4×2, mas […]

SÃO PAULO (sobe até parede) – Seguindo com a série de meus pequenos brinquedos, já que todo mundo acha que ando por aí de Volvo blindado (o dia em que usar um carro blindado, me mandem mudar de país), e aproveitando a deixa delicada do post abaixo, eis meu Candango 1961.

Esse é 4×2, mas é bom lembrar aos incautos que o Candango, nascido Munga na Alemanha, era de origem 4×4, e foi seu sistema de tração que deu origem à tração intergral “quattro” que a Audi desenvolveu, virou marca e ganhava tudo em rali.

O Munga ganhou uma concorrência da OTAN depois da guerra contra um jipe da Porsche e outro que não sei o nome, e foi usado pelas tropas de ocupação nos países que a Alemanha havia invadido. Foi fabricado até 1968 na Alemanha, e dizem que os últimos exemplares com motor Opel. Não sei se é verdade.

Aqui, a Vemag trouxe o jipe em 1958 e ele se chamava assim mesmo, Jipe DKW-Vemag. Mas a Willys chiou porque o nome Jeep era deles. Aí rebatizaram como Candango, para homenagear os operários que construíam Brasília.

Aí a Vemag perdeu uma concorrência do Exército Brasileiro e em 1961 pararam de fazer o jipe. Foram menos de 8 mil fabricados, se bem me lembro.