Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Vespa, 60

SÃO PAULO (è dolce, la vita) – A Piaggio acaba de lançar uma edição comemorativa aos 60 anos da Vespa, grande concorrente da minha preferida, que é a Lambretta, mas aos vespeiros dedicamos respeitosa admiração, nós lambreteiros. A Vespa 60º GT é uma releitura do primeiro modelo da scooter (detesto esse termo), a Vespa 98, […]

SÃO PAULO (è dolce, la vita) – A Piaggio acaba de lançar uma edição comemorativa aos 60 anos da Vespa, grande concorrente da minha preferida, que é a Lambretta, mas aos vespeiros dedicamos respeitosa admiração, nós lambreteiros.

A Vespa 60º GT é uma releitura do primeiro modelo da scooter (detesto esse termo), a Vespa 98, lançada em 1946. Na Itália há vários eventos comemorativos à data. O detalhe da GT é o farol no pára-lama dianteiro, algo que caiu em desuso nas motonetas atuais. Serão feitas apenas 999 unidades.

Mas o brinquedinho não é modesto: 250 cc, injeção e 22 hp de potência.

A primeira Vespa foi projetada pelo engenheiro aeronáutico Corradino D’Ascanio. Virou objeto de desejo dos jovens italianos no pós-Guerra, tempos de vacas magras e indústria automobilística sucateada. No Brasil, a Piaggio montou uma fábrica na Zona Franca de Manaus nos anos 90, mas não deu muito certo.

Fiquem com a coisinha linda aí embaixo. E quem quiser saber mais sobre Vespas, é só clicar aqui.