Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Direito de resposta

SÃO PAULO (no bad feelings) – A zoada básica que dei aqui ontem no reposicionamento do Picanto não pegou bem na Kia Motors do Brasil, e como sou um comunista democrata, não vejo mal algum em reproduzir o educado (sem ironia alguma) e-mail que recebi de sua assessoria de comunicação após um telefonema hoje pela […]

SÃO PAULO (no bad feelings) – A zoada básica que dei aqui ontem no reposicionamento do Picanto não pegou bem na Kia Motors do Brasil, e como sou um comunista democrata, não vejo mal algum em reproduzir o educado (sem ironia alguma) e-mail que recebi de sua assessoria de comunicação após um telefonema hoje pela manhã, assinado por Tonico Garcez.

Bom dia.

Conforme adiantei por telefone, somos obrigados a registrar nosso descontentamento com a forma como se referiu a um de nossos produtos em seu “BLOG”.

O nome Picanto, que no Brasil até pode ter uma conotação pejorativa, surgiu com a fusão da palavra francesa “Piquant” (apimentado, picante) e “Canto” (expressando canção). Em alguns mercados o modelo é conhecido como Morning.

É um dos modelos da marca com grande aceitação no mundo, principalmente na Europa. Encerrou 2006 como o segundo produto mais vendido pela Kia Motors nos mercados de exportação (não incluem as vendas domésticas do mecado coreano, nem os CKD montados na planta chinesa), atingindo 130.169 unidades comercializadas.

A qualidade e confiabilidade dos veículos Kia Motors têm sido constantemente atestadas por órgãos americanos e europeus de credibilidade, como o departamento do governo americano (NHTSA – U.S. Departament of Transportation’s National Highway Traffic) que concedeu aos modelos Magentis, Carnival, Sorento, Sportage e Opirus as cinco estrelas nos testes de segurança – impacto frontal e lateral.

A marca tem sido reconhecida em todo o mundo com prêmios como “Fabricante Automotivo Global 2007” pelo ITM (Instituto de Transporte do Reino Unido) e, recentemente, o “Warranty Direct”, empresa especialista em pesquisas de confiabilidade, elegeu a Kia Motors como a quinta marca mais confiável, segundo pesquisa de veículos utilizados diariamente de mais de 33 fabricantes com clientes nos Estados Unidos e no Reino Unido.

O Picanto foi desenvolvido com a mais alta tecnologia existente e sua fabricação possui rigoroso padrão de qualidade.

Ao ser ofertado aos brasileiros, inovou seu segmento (compacto com motor de 1.1 litro) por dois motivos: ter a opção de transmissão automática, e vir de série com equipamentos considerados opcionais em seus concorrentes (direção hidráulica, ar condicionado, rodas de liga leve, faróis auxiliares, spoiler traseiro, limpador e desembaçador traseiro, rádio CD player com MP3, vidros, travas das portas e espelhos retrovisores elétricos).

Para exemplificar, concorrentes nacionais com preço básico sugerido em tabela por R$ 30.875,00, ultrapassam os R$ 40.000,00 quando somamos os valores dos equipamentos que são de série no Picanto.

Como toda linha de passeio 2007 da Kia Motors, tem garantia de 5 anos (a maior do país) e 10 contra perfuração de chapa. Seu custo/benefício também é um de suas atrativos.

Evidente que estamos apenas passando as informações para seu conhecimento, não querendo discutir seu ponto de vista, nem tampouco questionar seu pensamento. Respeitamos e entendemos, mas somos obrigados a citar os argumentos mostrando que o produto tem virtudes, qualidades e merece maior respeito.

Registrado nosso descontentamento, reforçamos o convite para vir a Itu almoçar conosco e conhecer os produtos que estamos comercializando no país.

Certos de contarmos com sua compreensão, ficamos à disposição para esclarecimentos.

Atenciosamente,

Tonico Garcez
Comunicação
Kia Motors do Brasil

*********************

OK, registrado, obrigado pela audiência, pela consideração e pelos esclarecimentos. No fundo, não tenho nada visceralmente contra carros da Kia, nem coreanos, japoneses e chineses em geral. Apenas acho que todos têm cara de Pokemon, mas meu gosto por carros é, por assim dizer, bastante particular. Quanto ao almoço em Itu, como diz um amigo meu, o cinegrafista Preá, da ESPN Brasil, tem duas coisas no mundo que não se pode perder: pênalti e almoço grátis.

Assim, quando for a Itu, aceito o almoço de bom grado, ainda mais se for no Alemão, bife à parmegiana e uma caipirinha de lima da pérsia.