Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

A íntegra da decisão da FIA

SÃO PAULO (quer saber, saiu barato…) – Leia abaixo a íntegra da decisão do Conselho Mundial da FIA, que acabou de pipocar na minha caixa postal: Uma reunião extraordinária do Conselho Mundial da FIA foi realizada em Paris no dia 13 de setembro de 2007. As seguintes decisões foram tomadas: “O Conselho Mundial retira da […]

SÃO PAULO (quer saber, saiu barato…) – Leia abaixo a íntegra da decisão do Conselho Mundial da FIA, que acabou de pipocar na minha caixa postal:

Uma reunião extraordinária do Conselho Mundial da FIA foi realizada em Paris no dia 13 de setembro de 2007. As seguintes decisões foram tomadas:

“O Conselho Mundial retira da Vodafone McLaren Mercedes todos seus pontos no Mundial de Construtores de 2007 e a equipe não pode mais marcar pontos até o fim da temporada (os pontos ganhos pelas outras equipes não serão afetados)

“Além disso, a equipe terá de pagar uma multa de US$ 100 milhões, descontadas as perdas das premiações da FOM como resultado da dedução dos pontos.

“Diante das circunstâncias excepcionais pelas quais a FIA deu aos pilotos imunidade em troca de evidências, não haverá punição alguma aos pilotos no que diz respeito aos seus pontos (mas nenhum representante da McLaren poderá subir ao pódio caso a equipe vença alguma das corridas restantes do campeonato).

“O Conselho Mundial receberá um informe completo e detalhado sobre o carro da McLaren de 2008 e tomará uma decisão na reunião de dezembro de 2007 no que diz respeito a alguma sanção que possa ser imposta ao time para a temporada de 2008.”

As explicações completas desta decisão serão publicadas no dia 14 de setembro de 2007.

Comentários rápidos do blogueiro:

1) como vão descontar da multa os prêmios que a McLaren receberia da FOM, vai ficar barato;

2) essa decisão começou a ser arquitetada pelo sempre hábil Max Mosley no dia 31 de agosto, quando mandou a carta aos pilotos prometendo a eles imunidade em caso de delação. “Delação premiada” foi o termo que usei na ocasião. Mosley, como sempre, se saiu muito bem. Ganhou as provas que precisava dos pilotos em troca de manter viva a disputa do título; zerou os pontos da McLaren na taça dos construtores, título para o qual ninguém liga muito; chutou uma multa astronômica, mas deu um desconto igualmente astronômico. E todos sobreviveram.


Max Mosley: habilidade, como sempre