Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Fala, McLaren

SÃO PAULO (dia que não acaba) – Eis a palavra da McLaren, depois de receber a punição da FIA, em texto assinado por Ron Dennis: O mais importante de tudo é que vamos correr no fim de semana, no resto da temporada e em todas as temporadas. Isso significa que nossos pilotos podem continuar lutando […]

SÃO PAULO (dia que não acaba) – Eis a palavra da McLaren, depois de receber a punição da FIA, em texto assinado por Ron Dennis:

O mais importante de tudo é que vamos correr no fim de semana, no resto da temporada e em todas as temporadas. Isso significa que nossos pilotos podem continuar lutando pelo título mundial. Apesar disso, depois da audiência de hoje, não aceito que mereçamos ser punidos desta maneira.

As evidências entregues à FIA por nossos pilotos, engenheiros e integrantes do time demonstram claramente que não usamos informações vazadas para ganhar alguma vantagem na competição.

Muito foi dito na imprensa e na audiência de hoje sobre e-mails e mensagens trocadas por nossos pilotos. O Conselho Mundial recebeu declarações de Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Pedro de la Rosa afirmando categoricamente que nenhuma informação da Ferrari foi usada pela McLaren e que eles não passaram nenhum dado confidencial para a equipe.

Todo nosso time de engenheiros, mais de 140 pessoas, entregou uma declaração à FIA afirmando que ninguém nunca recebeu ou usou informações da Ferrari.

Nós nunca negamos que informações da Ferrari estiveram em posse pessoal de um de nossos funcionários em sua casa. A questão é: essa informação foi usada pela McLaren? Não foi o caso e isso não foi provado hoje.

Nós continuamos sendo questionados: se a McLaren não usou as informações, por que Stepney e Coughlan coletaram todos esses dados da Ferrari? Nós podemos apenas especular, já que nem Stepney, nem Coughlan trouxeram evidências à audiência de hoje, mas sabemos que ambos estavam procurando emprego em outras equipes, o que foi confirmado por Honda e Toyota.

Não haverá nenhum problema para nós em 2008, já que em nenhum momento usamos propriedade intelectual de nenhuma outra equipe.

Temos os melhores pilotos e o melhor carro, e agora pretendemos conquistar o Campeonato Mundial.

Algumas coisinhas:

– Dennis claramente se defendeu com o argumento de que Stepney e Coughlan não roubaram a Ferrari para usar informações na McLaren, e sim porque estavam procurando emprego em outro time — assim, estariam se municiando com dados de Maranello que seriam usados em sua nova equipe.

– Não houve ataque à Ferrari, como se especulava que poderia ser a estratégia de defesa da McLaren.

– A equipe não assume que Alonso entregou evidências comprometedoras à FIA, que estariam na tal troca de e-mails com De la Rosa. Diz que os três pilotos entregaram declaração isentando o time, não culpando-o.

– Não há menção a recurso.

– Coughlan continua aparecendo, sorridente, no site da equipe, como parte do staff técnico.


Ron Dennis: “decisão injusta”