Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

jorge lettry

Acabo de receber a notícia da morte de Jorge Lettry, ocorrida nesta manhã em Campinas. Jorge era um mago. Chefe do Departamento de Competições da Vemag, criou aquele time que povoa meus sonhos de infância, com seus carros brancos de bolotas pretas. Seu rigor germânico, embora de origem italiana, fez da Vemag um marco na […]

Acabo de receber a notícia da morte de Jorge Lettry, ocorrida nesta manhã em Campinas.

Jorge era um mago. Chefe do Departamento de Competições da Vemag, criou aquele time que povoa meus sonhos de infância, com seus carros brancos de bolotas pretas.

Seu rigor germânico, embora de origem italiana, fez da Vemag um marco na história do automobilismo brasileiro. Foi dele a idéia do Carcará e do recorde de velocidade, foi dele que nasceu a Puma, foi dele que surgiu tanta coisa.

Nos últimos anos Jorge morou em Monte Verde, onde chegou até a fabricar chocolates, e estava vivendo em Atibaia já havia algum tempo. Nos víamos com alguma frequência desde pelo menos 1988, quando comprei meu primeiro DKW e tive a chance de conhecê-lo pessoalmente.

Nasceu uma relação fraternal de quase duas décadas, embora de encontros mais raros do que eu gostaria. Com ele aprendi muito e bebi de sua sabedoria sem nada dar em troca, exceto, talvez, a alegria que ele tinha (mas não demonstrava) toda vez que via o #96 fazendo barulho em eventos de DKW.

Foi o Bob Sharp quem avisou, e acabo de falar com o Crispim, consternado como todos nós. O enterro será amanhã às 9h30 no Cemitério São Paulo, em Pinheiros, na esquida das ruas Cardeal Arcoverde e Henrique Schaumann. Jorge tinha 78 anos.

O sedã branco tem passado demais por estas bandas de cá, neste ano.


Jorge em 2004 no encontro de DKWs “Blue Cloud”, em Pouso Alto (MG). A capa vermelha é a original do Carcará, assim como o volante.