Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

PARANÁ, 1968

SÃO PAULO (faltam dessas) – Renato Stavinskowski, de Curitiba, percorreu ontem à noite a Roovia do Xisto, entre Curitiba e São Mateus do Sul. E enquanto olhava as estrelas, recordava-se da corrida que inaugurou a estrada em 1968, tão bem contada pelo Carlos de Paula em seu excelente Brazil Yellow Pages, site já citado aqui […]

SÃO PAULO (faltam dessas) – Renato Stavinskowski, de Curitiba, percorreu ontem à noite a Roovia do Xisto, entre Curitiba e São Mateus do Sul. E enquanto olhava as estrelas, recordava-se da corrida que inaugurou a estrada em 1968, tão bem contada pelo Carlos de Paula em seu excelente Brazil Yellow Pages, site já citado aqui há anos, e que contém grandes relatos sobre o automobilismo brasileiro dos anos 40 a 70. Aliás, a página merece visita demorada.

Foi uma das últimas provas de estrada do Brasil, e uma das últimas a confrontar carreteras (como a de Ângelo Cunha, essa da foto) com os carros de série, que levavam grande vantagem em curvas, mas perdiam feio nas retas. Está tudo no texto do De Paula.

Gosto desse tipo de corrida. Em trajetos curtos, acho que dava para fazer algo parecido, ainda hoje.