Blog do Flavio Gomes
Pequim 2008

ESTRELÃO

PEQUIM (com muita chuva) – Uma Olimpíada com mais de 10 mil atletas acaba sendo uma festa de anônimos. Serão só 302 os medalhistas de ouro (OK, aumente um pouco a conta por causa dos esportes coletivos, que dão uma medalha só, mas cada atleta, claro, se considera “medalhado”), menos de 3% do total, e […]

PEQUIM (com muita chuva) – Uma Olimpíada com mais de 10 mil atletas acaba sendo uma festa de anônimos. Serão só 302 os medalhistas de ouro (OK, aumente um pouco a conta por causa dos esportes coletivos, que dão uma medalha só, mas cada atleta, claro, se considera “medalhado”), menos de 3% do total, e cada edição dos Jogos acaba consagrando, de verdade, dois ou três. É só olhar para trás e lembrar. Houve a Olimpíada de Mark Spitz, 1972. A de Nadia Comaneci, 1976. A de Carl Lewis, 1984. E esta, será de quem?

Provavelmente, de Michael Phelps. Mas, independentemente dos resultados, eu escolheria outro como candidato a estrela dos Jogos: Yao Ming. Um estrelão, com seus 2,26 m de altura, que neste exato momento está em quadra enfrentando seus colegas de NBA. Ele joga pelo Houston Rockets.

O ginásio está abarrotado, 18 mil pessoas, entre elas George W. Bush, que já foi ver a natação no Cubo, as meninas do vôlei de praia treinando e, agora, se diverte com o basquete — o que é um transtorno para todos que estão lá, já que o esquema de segurança, colocado em prática pelo serviço secreto dos EUA, obedece a regras muito específicas.

Yao Ming se chama Ming, na verdade. O sobrenome é Yao. Ming significa “brilho”, me diz a ficha que puxei de um computador aqui. O nome foi escolhido a partir de um ideograma que une o sol e a lua. Muito poético, como a maioria dos nomes chineses. Dizem que ele é um doce. Só tem tamanho. Aliás, tamanho herdado dos pais: Yao Zhi Yuan, 2,06 m, e Fang Feng Di, 1,93 m. Ambos jogaram pela seleção chinesa de basquete. Sua mulher, Ye Li, tem 1,90 m e também faz suas cestas.

Grandalhão, mas ágil. Falador, ótimo garoto-propaganda, ativista de causas nobres, Yao Ming é meu candidato a estrela dos Jogos. Não sei se a China vai ganhar medalha no basquete. Mas ele é a cara de Pequim. Embora tenha nascido em Xangai.