Blog do Flavio Gomes
Pequim 2008

OS FUTEBÓIS

PEQUIM (mais uma) – As meninas do Brasil passaram como um trator sobre as alemãs no futebol, 4 a 1, garantindo mais uma medalha para o país. Pegam na decisão os EUA, que atropelaram as frágeis (e feiosas) japonesas, 4 a 2. Na verdade, dizem os especialistas, a final antecipada, como eles adoram dizer, foi […]

PEQUIM (mais uma) – As meninas do Brasil passaram como um trator sobre as alemãs no futebol, 4 a 1, garantindo mais uma medalha para o país. Pegam na decisão os EUA, que atropelaram as frágeis (e feiosas) japonesas, 4 a 2. Na verdade, dizem os especialistas, a final antecipada, como eles adoram dizer, foi esse Brasil x Alemanha. A goleira loirona não levava um gol desde a Copa do Mundo, no ano passado! E tomou quatro hoje.

Pelo que vi até agora, as brasileiras são favoritas na decisão. Assisti a muitas partidas, embora não goste muito de ver mulher jogando bola. Acho que não há nenhum time taticamente acertado, com estilo claro de jogo, como acontece entre os homens. Futebol de mulheres é meio na correria, e por isso mesmo a habilidade ajuda muito. Isso as brasileiras têm, é só ver a Marta em campo, um espetáculo. São parecidas com os homens, em algumas coisas. Fazem embaixadinha e tiram um sambinha no vestiário. Vi isso lá em Tianjin. Achei meio esquisito, prefiro ver mulher sambando, não tocando pandeiro. Enfim…

Vocês vão ouvir até o dia da final, na nossa gloriosa imprensa verde-amarela, em comentários e entrevistas, que agora é a chance de o Brasil se vingar dos EUA, é a grande revanche de 2004, vamos devolver aquela derrota, vamos lá, Brasil!!!!! É porque em Atenas as americanas ganharam o ouro em cima das brasileiras e até hoje ecoam reclamações contra a arbitragem.

Sinceramente, não lembro. Não sou bom de lembrar essas coisas. Lembro só das vezes em que roubaram a Portuguesa. Dessas eu lembro todas.

Bom, as meninas vão ganhar uma medalha e isso é ótimo, porque elas merecem. Todo mundo merece ganhar medalha.

Até o time do Dunga, que chegou por aqui e amanhã pega a Argentina, em outra “final antecipada”. Jogão, no Estádio dos Trabalhadores, estaremos lá, ao vivo e a cores. Ronaldinho x Messi. Está de bom tamanho, não? Ronaldinho, aliás, está sofrendo na Vila Olímpica, onde a seleção acertadamente se hospedou em Pequim, descartando os hotéis luxuosos onde em geral os jogadores ficam — é preciso entrar no clima dos Jogos, e nas outras sedes isso não existe. Me contou o brother Arnaldo Ribeiro, da ESPN Brasil e de “Placar”, que o dentuço não consegue ir nem ao bandejão. Tietagem geral de atletas do mundo todo, querendo autógrafos e tirar uma foto.

É isso aí. Pensa que é fácil ser famoso?