Blog do Flavio Gomes
Pequim 2008

PELADONA NA VILA

PEQUIM (tira tudo!) – Os chineses andam paranóicos demais. A nadadora americana Amanda Beard tinha marcado uma coletiva para hoje cedo no seu hotel. As autoridades proibiram, “por razões de segurança”. Tinha a informação de que Amanda, bicampeã olímpica, faria um protesto. Por vida das dúvidas, mandaram cancelar. Amanda não teve dúvidas. Fez seu protesto […]

PEQUIM (tira tudo!) – Os chineses andam paranóicos demais. A nadadora americana Amanda Beard tinha marcado uma coletiva para hoje cedo no seu hotel. As autoridades proibiram, “por razões de segurança”. Tinha a informação de que Amanda, bicampeã olímpica, faria um protesto. Por vida das dúvidas, mandaram cancelar.

Amanda não teve dúvidas. Fez seu protesto na Vila Olímpica. Protesto que nada tinha a ver com os temores chineses. A nadadora é uma ativista de outra natureza, defende os pobres animaizinhos que são escalpelados para virar casaco de pele. Na Vila, sacou de uma foto dela mesma peladona e mandou seu recado. E devo dizer que na foto ela está mais bonita do que pessoalmente. Meio dentuça demais.

Foi o maior burburinho, mas os seguranças não interferiram. Aliás, segurança é o que não falta em Pequim. Milhares, ostensivamente postados em cada esquina, sempre em grupos de três ou mais.