Blog do Flavio Gomes
Pequim 2008

SECURITY, SORRY

PEQUIM (amanhã será pior) – Fui dar um passeio na hora do almoço até o Ninho. O Parque Olímpico é comprido e parece o Plano Piloto de Brasília. Largas avenidas, sem carros, rasgam o que seria o Eixo Monumental e levam às principais instalações. À direita, um ginásio para esgrima e o Cubo. À esquerda, […]

PEQUIM (amanhã será pior) – Fui dar um passeio na hora do almoço até o Ninho. O Parque Olímpico é comprido e parece o Plano Piloto de Brasília. Largas avenidas, sem carros, rasgam o que seria o Eixo Monumental e levam às principais instalações. À direita, um ginásio para esgrima e o Cubo. À esquerda, o Ninho, cercado por uma praça enorme. Um pouco antes, a torre que abriga estúdios envidraçados das emissoras de TV mais ricas (a NBC americana, por exemplo, trouxe duas mil pessoas a Pequim; está lá na torre também, claro).

Às minhas costas, o IBC (International Broadcast Center) e os “motorhomes” (gostei) dos patrocinadores oficiais: Omega, Coca-Cola, lenovo, Kodak, Samsung e por aí vai. São “lounges” gigantescos que, suponho, vão receber milhares de convidados nos próximos dias. Por enquanto, só têm seguranças. Não sei se essa área tem nome. Deve ser Village Alguma Coisa.

Quando chegava ao Ninho, dei de cara com o Exército chinês. Os caras vinham fazendo um pente-fino na direção oposta à minha e foram tirando todo mundo de lá, inclusive os voluntários. Depois, cruzei uma tropa camuflada com detectores de metais, e cães, e caminhões militares. Fiz alguns vídeos, mas estou tendo alguma dificuldade para colocá-los no YouTube. Daqui a pouco consigo.

Tantos cuidados com a segurança se explicam pela proximidade da cerimônia de abertura. Como o presidente George W. Bush estará aqui, todo o esquema de segurança do evento é submetido às autoridades federais americanas. Na prática, são eles que dão as cartas. Se não for assim, o presidente dos EUA não vem e acabou. Pequim, amanhã, estará sitiada. Já nos avisaram que apenas a entrada principal de nosso condomínio estará aberta. As demais serão fechadas a partir da meia-noite. Há muitos americanos vivendo nos prédios onde estamos hospedados, e Bush vai inaugurar uma nova embaixada amanhã, nas redondezas. Bush vai me atrapalhar, em resumo. Mala.

Abaixo, mais uma pequena galeria de fotos. Agora vou ver o Brasil jogar.