Blog do Flavio Gomes
Brasil

20 x 10 = 200

SÃO PAULO (vamos nos mexer) – As águas vão baixar uma hora, como sempre baixaram. Não é a primeira vez que Santa Catarina passa pelo que está passando, mas é a primeira vez que isso acontece na era da internet. Então vamos fazer esse negócio servir para alguma coisa. Este blog recebe a visita de […]

SÃO PAULO (vamos nos mexer) – As águas vão baixar uma hora, como sempre baixaram. Não é a primeira vez que Santa Catarina passa pelo que está passando, mas é a primeira vez que isso acontece na era da internet. Então vamos fazer esse negócio servir para alguma coisa.

Este blog recebe a visita de 20 mil pessoas por dia. Muitos já ajudaram, de uma forma ou de outra, mas coletivamente nós não fizemos nada, ainda. Se somos capazes de “votar” em pinturas de carros, macacões, modelos de troféus, capacetes e outras coisas sem importância, temos de ser capazes de ajudar quem precisa, também.

Olhem para essa foto aí em cima. Foi enviada pelo blogueiro Jaison, que mora em Blumenau. Vamos parar cinco minutos de fazer o que estivermos fazendo para ajudar esse cara e seu filho. E todos que vêm lá atrás, perdidos diante de uma catástrofe que não é culpa de ninguém em especial. E, se for, a essa altura não interessa.

20 mil pessoas entram aqui todo dia, e se cada uma doar 10 reais para ajudar as vítimas de Santa Catarina, teremos levantado 200 mil reais, o que é uma boa grana. Dá para comprar 2.500 colchões de solteiro, e um deles pode servir para esse pai da foto e seu filho. Dá para comprar 200 geladeiras, e uma delas pode servir para uma família que perdeu a sua. Dá para comprar 200 mil garrafinhas de água mineral, e algumas delas podem servir para essas pessoas que andam sem destino na foto.

Não custa nada, é só um clique no site do seu banco. 10 reais, ou 5, ou 1, ou 100. Não importa. 20 mil pessoas são capazes, mesmo não tendo se conhecido nunca, de ajudar outras tantas que estão precisando. Olha essa foto aí do lado. Quem sabe alguma coisa que a gente conseguir vá parar com o dono dessa casinha no meio d’água, que perdeu tudo e vai precisar de tudo de novo.

Há outras formas de ajudar, doando roupas, cobertores, agasalhos e alimentos. O telefone 0800 616161, por exemplo, dá os endereços de escolas técnicas federais que estão aceitando doações. Escolas, condomínios e entidades diversas estão fazendo campanhas, também.

A Defesa Civil de Santa Catarina abriu várias contas correntes em vários bancos para receber dinheiro. Você deve ter conta num desses:

Caixa Econômica Federal: agência 1877, operação 006, conta 80000-8

Banco do Brasil: agência 3582-3, conta 80000-7

BESC: agência 068-0, conta 80000-0

Bradesco: agência 0348-4, conta 160000-1

Itaú: agência 0289, conta 69971-2

Santander: agência 1227, conta 430000052

O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ 04.426.883/0001-57.

Se tiver alguma dúvida sobre o número da conta, consulte seu banco, ou espere aparecer o nome do titular quando for fechar a operação pela internet (tenho conta no Itaú e antes de finalizar o depósito aparece o nome do titular da conta).

Ninguém precisa comentar nada neste post. Em vez de perder tempo comentando, faça uma doação. Mas se quiser pingar um “eu já fiz!”, sem nome, nada, pode. Acho que incentiva o pessoal.

E é isso aí. 20 x 10 = 200. Se a internet não servir para isso, não serve para mais nada.