Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

BOA NOTÍCIA

GUARUJÁ (quase acabando) – Paulo Scaglione não será candidato à reeleição na CBA. É uma boa notícia. Em oito anos, ele ajudou a afundar o automobilismo brasileiro. Não fez nada de útil. Gaba-se de ter quase quadruplicado o número de pilotos filiados à CBA, mas pergunto: correm do quê, esses cabras? Aceleram em retas? Bella […]

GUARUJÁ (quase acabando) – Paulo Scaglione não será candidato à reeleição na CBA. É uma boa notícia. Em oito anos, ele ajudou a afundar o automobilismo brasileiro. Não fez nada de útil. Gaba-se de ter quase quadruplicado o número de pilotos filiados à CBA, mas pergunto: correm do quê, esses cabras? Aceleram em retas? Bella roba. O kart ficou caro e tecnicamente paupérrimo, as categorias de base sumiram, não foi criado campeonato algum realmente elaborado pela CBA, a relação com as montadoras instaladas no país inexiste, o Brasil perdeu a Indy, nunca viu por aqui a A1 GP, a GP2, a Superleague ou o WRC, foram oito anos de muita cascata e vários coquetéis.

Os clubes, especialmente os de São Paulo, esses sim estão muito bem. Seus donos e controladores, idem. Afinal, para arrancar na reta hoje é preciso de carteirinha da CBA.

Sai sem deixar saudade o rotundo mandatário. Tudo que o automobilismo brasileiro tem de bom, e é pouquíssima coisa, existe por combustão espontânea. Não tem o dedo da CBA. Digo isso de cátedra. Nossas corridinhas de carros velhos têm mais de 40 carros no grid. A CBA não sabe nem quem corre. Não, não estou usando isso como exemplo de automobilismo bem-sucedido. Mas num país em que o campeonato nacional de Marcas tem meia-dúzia de Gols bolinha, seria de bom tom se os dirigentes se interessassem por quem coloca mais de 40 carros num grid. De bom tom e obrigatório.

E os autódromos? Tirando Interlagos, o que mais temos no Brasil? Curitiba, se virando como pode, e ponto. Jacarepaguá acabou. Goiânia dá pena, como Brasília, Tarumã, Guaporé, Cascavel, Londrina. Do Nordeste, ninguém fala. Que tipo de ajuda Caruaru e Fortaleza recebem? E Minas? Como pode um Estado desse tamanho não ter um autódromo decente? E a mentira de Taubaté? Ah, tem o Velopark! Sim: um kartódromo e uma reta de arrancada. E nada a ver com a CBA, diga-se.

É ótimo que Scaglione se mande, pois. Cleyton Pinteiro será o novo presidente a partir de abril (a eleição acontece no fim desta semana). Não o conheço. Sei apenas que era vice do atual. Não tenho a menor idéia de qual é sua plataforma. Mas se não cuidar: 1) do kart; 2) de estimular as categorias de base em monopostos; 3) de chamar as montadoras para as pistas; 4) de colocar os autódromos existentes no país em condições de receber corridas; 5) de trazer eventos internacionais para o Brasil; 6) de estimular o rali; se não fizer nada disso, será apenas mais um presidente de merda no esporte de merda que temos no Brasil.