Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

STREET CAR: O QUE É ISSO?

SÃO PAULO (ai, ai, ai…) – Não sei direito, para dizer a verdade. A FASP colocou no ar em seu site o regulamento de uma nova categoria que não foi apresentada a ninguém, apenas despencou no mundo digital sem muito alarde e eu só soube dela através do blogueiro Eric Drukovich. As regras estão aqui. […]

SÃO PAULO (ai, ai, ai…) – Não sei direito, para dizer a verdade. A FASP colocou no ar em seu site o regulamento de uma nova categoria que não foi apresentada a ninguém, apenas despencou no mundo digital sem muito alarde e eu só soube dela através do blogueiro Eric Drukovich. As regras estão aqui. Pelo que entendi, é um campeonato aberto a qualquer tipo de carro de rua, desde que seja fabricado a partir de 1995, tenha santantônio, cinto de quatro pontos, motor de 4 cilindros, duas ou quatro portas, sem turbo, com mecânica e carroceria originais, rodas e pneus nas medidas de fábrica. Pick ups, vans, conversíveis e furgões estão proibidos. No mais, vale qualquer coisa. Qualquer Palio, Gol, Corolla, Civic, Astra, Vectra, Focus, literalmente tudo.

Pode participar qualquer um que tenha carteira de motorista, ou que tenha feito curso de pilotagem. Ex-pilotos são admitidos, desde que não tenham competido oficialmente nos últimos dez anos. É obrigatório uso de macacão e capacete homologados.

Serão dez provas durante o ano, de sete voltas cada uma (a última terá dez voltas). O grid será definido por sorteio.

O que parece a vocês? Uma nova “Estreantes & Novatos”? OK, isso funcionou nos anos 60, estimulou a formação de pilotos, mas eram outros tempos. Fuscas, Gordinis e DKWs, com todo respeito, não ofereciam grande perigo a ninguém.

Agora, fazer isso em 2009… Pensem bem: uma categoria aberta a qualquer carro, numa época em que boa parte deles passa dos 180 km/h, mesmo os de baixa cilindrada. Pelo regulamento, pode-se colocar na pista um Audi A3, por exemplo, na mão de um cabra que não tem a menor noção de pilotagem. É um carro rápido, que chega a 200 km/h, mas não está dimensionado para corrida. A suspensão é mole, é pesado, se o cara entrar errado no S do Senna, vai capotar e se arrebentar.

OK, sou a favor de automobilismo de custo baixo e massificado. Só que colocar carros de rua na pista sem mais nem menos não é exatamente o que eu chamo de automobilismo. Isso aí não vai formar piloto algum. Vai, sim, satisfazer o desejo de quem quer acelerar em Interlagos e está disposto a pagar 300 reais (o preço da inscrição) para dar sete voltas, numa razão de R$ 10/km, além de detonar seu possante, porque pista detona, mesmo. Isso, para mim, é estimular o racha na pista. Ótimo, melhor que nas ruas. Só que perigoso demais, na opinião deste que vos fala.

Não gosto da ideia, não. Para dizer a verdade, acho uma grande cagada. E arriscada. Em outras palavras, e em português claríssimo: vai dar merda.

Quero saber a opinião de vocês, agora.