Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

CLASSIC “LIGHT”

SÃO PAULO (grande notícia!) – Depois de uma longa batalha e um esforço tremendo junto à FASP e aos clubes de competições, nosso companheiro Alfredo Gehre, que corria de Dodginho na Superclassic até o ano passado, conseguiu uma façanha digna de aplausos. Ao perceber que muitos pilotos estavam deixando a categoria por conta da escalada […]

SÃO PAULO (grande notícia!) – Depois de uma longa batalha e um esforço tremendo junto à FASP e aos clubes de competições, nosso companheiro Alfredo Gehre, que corria de Dodginho na Superclassic até o ano passado, conseguiu uma façanha digna de aplausos. Ao perceber que muitos pilotos estavam deixando a categoria por conta da escalada de custos e desempenho da turma da ponta, Alfredão decidiu criar uma espécie de “Classic Light”. A ideia era reunir carros de desempenho menor e maior grau de originalidade.

Foram meses de negociação e reuniões, e finalmente foi criada uma nova categoria no Paulista, a Copa Clássicos de Competição. Um resumo dessa batalha está aqui, no portal Autoclassic. O regulamento está no site da FASP. Resumidamente prevê um “teto” de performance, com voltas na casa de 2min23s e média de 108,5 km/h. Para comparar, na Classic Cup os carros de ponta viram em interlagos na casa de 2min02s e os últimos (eu), na casa de 2min16s.

Serão realizadas cinco etapas em 2009, sempre como preliminar da Classic Cup. Os pilotos terão 30 minutos de treino no sábado mesmo, as provas terão 12 voltas (ou meia hora) e o grid será sorteado. As inscrições são bem mais em conta que nas demais categorias do Paulista: R$ 400,00 para os novos participantes, contra os R$ 790,00 que pagamos (o que nos dá direito a dois treinos livres na sexta-feira, além da classificação e da prova). Quem já corre em outra categoria, porém, pagará o valor integral — para não haver uma concorrência “desleal”, porque a ideia é, mesmo, atrair novos pilotos; para isso, as carteirinhas de piloto também serão mais baratas, e quem quiser mais informações deve entrar em contato com o Alfredo no e-mail alfredogehre@globo.com.

Toda a sorte do mundo à nova turma! Pode ser, até, que o #96 apareça numa dessas, quem sabe…