Blog do Flavio Gomes
Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (deu final?) – Um dos pilotos que devem vir ao Brasil para a prova de F-1 Históricos em agosto se chama Abba Kogan, e ele corre com a bandeira brasileira no cockpit. Muita gente se pergunta: quem é esse cara, afinal? Há alguns anos, quando vi um de seus carros numa corrida dessas […]

SÃO PAULO (deu final?) – Um dos pilotos que devem vir ao Brasil para a prova de F-1 Históricos em agosto se chama Abba Kogan, e ele corre com a bandeira brasileira no cockpit. Muita gente se pergunta: quem é esse cara, afinal? Há alguns anos, quando vi um de seus carros numa corrida dessas em algum lugar, não sei se no Bahrein, ou em Silverstone, ou em Magny-Cours, fui atrás de algumas informações e descobri que ele era o herdeiro da Taito, aquela empresa que fabricava máquinas de fliperama que muito sucesso fizeram por aqui nos anos 70 e 80. Ah, eu era bom nisso… O que gastei em fichinhas naqueles tenros anos…

Kogan é também, li em algum lugar, o dono de um Auto Union Type D que estava sendo leiloado em Paris como sendo o carro mais caro do mundo. Não foi vendido, entre outras coisas porque colocaram em dúvida a autenticidade de algumas referências que o acompanhavam. 

Semana passada, o blogueiro Marcelo Ribeiro mandou este link com a história do fliperama no Brasil, e o texto menciona Kogan várias vezes, jogando um pouco mais de luz na trajetória desse misterioso personagem que não nasceu aqui, mas adotou o Brasil como pátria durante algum tempo e hoje, parece, vive em Mônaco e tem uma das maiores coleções do mundo de carros de corrida.

Não sei com qual ele virá a Interlagos. Pode ser essa Matra. Pode ser uma Williams, ou uma Lotus, ou uma McLaren. Opções não faltam. Deve ser um ótimo personagem para uma entrevista. Quando vier, vamos atrás dele para ouvir suas histórias.