Blog do Flavio Gomes
Literatura

ARTE PURA

SÃO PAULO (um deus das letras) – Mecânico na juventude, e lá se vão mais de 60 anos, José Saramago foi capaz de transformar uma troca de junta de motor na arte mais pura do escrever. O Nobel de Literatura culpa esse pequeno incidente relatado com enorme maestria, graça e doçura pelo trauma que o […]

SÃO PAULO (um deus das letras) – Mecânico na juventude, e lá se vão mais de 60 anos, José Saramago foi capaz de transformar uma troca de junta de motor na arte mais pura do escrever. O Nobel de Literatura culpa esse pequeno incidente relatado com enorme maestria, graça e doçura pelo trauma que o fez nunca dirigir um automóvel. Quem mandou o texto foi o blogueiro Ricardo Botto.

Eu morro de inveja de quem escreve desse jeito. Como ninguém mais escreve desse jeito, morro de inveja de José Saramago. Inveja boa, que se vai à primeira leitura e se transforma em admiração e reverência.

Afinal, quem mais escreveria algo assim? “Pelo tubo de escape do carro saía um avultado jorro de água que, pouco a pouco, diante dos meus olhos estupefactos, foi diminuindo de caudal até ficar reduzido a umas derradeiras e melancólicas gotas.”