Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

OLHA A BOLSA

SÃO PAULO (se não bater) – Aos mais animadinhos, a informação é pertinente: uma temporada no Mini Challenge, campeonato que fará parte de parte (deu pra entender?) dos eventos estoquianos no ano que vem, vai custar a bagatela de R$ 210 mil. Sem o carro. Pelo que entendi, os carros serão alugados. Essa grana é […]

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SÃO PAULO (se não bater) – Aos mais animadinhos, a informação é pertinente: uma temporada no Mini Challenge, campeonato que fará parte de parte (deu pra entender?) dos eventos estoquianos no ano que vem, vai custar a bagatela de R$ 210 mil. Sem o carro. Pelo que entendi, os carros serão alugados. Essa grana é para correr, apenas.

As informações foram prestadas pela Vicar hoje em Interlagos. Serão oito rodadas duplas (parte da Estoque, que tem 12 etapas), com provas de 25 minutos de duração e sempre aos sábados. Visibilidade zero nos autódromos, que nunca têm ninguém aos sábados. Portanto, quem for correr que não prometa mundos e fundos aos eventuais patrocinadores. Será tudo mentira.

É brincadeira de gente rica, quase 30 mil dinheiros nacionais por rodada dupla. Se não acontecer nada, nenhum risquinho, nem pneu furado, precisamente R$ 26.250 a cada duas corridas, ou R$ 525 mangos por minuto se o piloto chegar ao final das duas provas de 25 minutos cada.

Como disse no post de ontem, não tenho nada contra. É apenas mais uma categoria que será disputada por quem tem o automobilismo como hobby, que não vai formar ninguém, nem tem tal pretensão. Um campeonato que cabe em qualquer país do mundo, sempre tem gente endinheirada para gastar com o que quiser.

Os organizadores (a BMW brasileira está na jogada) prometem 15 carros no grid da primeira etapa. Estão atrás dos primeiros 15 milionários. Provavelmente haverá (isso sou eu que estou chutando) um carro sempre disponível para alguma celebridade, o que levará os Minis à “Caras” todos os meses. É uma estratégia óbvia e aceitável, já que o público-alvo desse automóvel é esse mesmo, jovens urbanos sem grandes problemas na conta bancária. Parece que o carrinho está vendendo bem no Brasil, e é uma graça. Se eu pudesse, teria um, embora prefira evidentemente os modelos originais, antigos.

Sobre o carro que será usado no campeonato, reproduzo o release:

Os carros serão importados da Inglaterra. O modelo MINI John Cooper Works CHALLENGE tem motor de 221 hp, com quatro cilindros em linha, turbocompressor e injeção direta de gasolina. Com 1.598 cc, pode atingir 240 km/h. O peso mínimo, incluindo o piloto, é de 1.170 kg. Ao longo da temporada, a manutenção ficará a cargo da JL Racing, fornecedor exclusivo dos motores, chassis e demais componentes dos carros da Stock Car, que alugará os carros e prestará toda a assistência de pista aos pilotos.

Como se vê, para a BMW um dos preços para participar dos eventos da Estoque foi esse acordo com a JL Racing. O que a BMW ganha em troca, sinceramente não sei. Visibilidade, como já dito, zero. Aos sábados, esquece. O acordo deve prever outras coisas, sei lá. Também não é da minha conta. Mas com certeza quem correr vai se divertir à beça.