Blog do Flavio Gomes
ESPN Brasil

FNM NA TV

PILAR DO SUL (impressionante) – O blog está desfalcado hoje porque estou no interior, acabando de gravar a próxima reportagem para o “Limite”. Com o cara que tem a coleção mais impressionante que já vi. São dez caminhões FNM totalmente restaurados, e todos em perfeito funcionamento. Mais meia-dúzia em fase final de restauração. Osvaldo Strada […]

PILAR DO SUL (impressionante) – O blog está desfalcado hoje porque estou no interior, acabando de gravar a próxima reportagem para o “Limite”. Com o cara que tem a coleção mais impressionante que já vi. São dez caminhões FNM totalmente restaurados, e todos em perfeito funcionamento. Mais meia-dúzia em fase final de restauração. Osvaldo Strada é o nome da fera, filho de caminhoneiro, que dez anos atrás começou sua coleção com esse prateado D11000 1965 da foto (o quarto, da esquerda para a direita) e não parou mais.

Hoje ele tem uma estrutura completa para fazer os caminhões a partir do nada. Peças de mecânica e acabamento, motores e câmbios completos, cabines zero quilômetro, chassis, tudo, tudo, tudo. E mais uma equipe de cinco artistas que cuidam da reconstrução de cada um deles. Um absurdo. Eu pensava que eu era doido. O Osvaldo é dez vezes mais, e ainda bem que existem loucos como ele. Loucos lúcidos.

Estou encantado com o que vi e a gente vai levar ao ar em duas partes na ESPN Brasil, a partir da semana que vem. Tive até a chance de dar a partida num deles! Vocês não têm ideia do que é isso. Tem um que foi do JK e foi usado na construção de Brasília!

O Osvaldo mantém, com outros adoradores de FNM, um site excepcional, completíssimo, com muita informação e material iconográfico. Merece a visita. Lá vocês poderão ver toda a história da FNM, a Fábrica Nacional de Motores, que nasceu em 1940 para fazer motores de avião de guerra, financiada pelo governo dos EUA, e acabou construindo os caminhões que rasgaram o Brasil de cabo a rabo nas décadas de 50, 60, 70, 80, 90, 00, 10… Sim, porque ainda tem muito FNM rodando por aí.

O material ficou muito legal. Vai dar trabalho na edição, mas é assim mesmo. No final, o resultado é sempre bom.