Blog do Flavio Gomes
ESPN Brasil

SS4

SÃO PAULO (carro de roqueiro) – É esse brinquedinho aí, um raríssimo Opala SS4 1974, que será destrinchado no “Limite” da ESPN Brasil terça-feira que vem. Raro porque os quatro cilindros não eram tão populares assim, diante da potência dos seis canecos dos motores 4.1, depois conhecidos como 250S. Raro porque capô e traseira em […]

SÃO PAULO (carro de roqueiro) – É esse brinquedinho aí, um raríssimo Opala SS4 1974, que será destrinchado no “Limite” da ESPN Brasil terça-feira que vem. Raro porque os quatro cilindros não eram tão populares assim, diante da potência dos seis canecos dos motores 4.1, depois conhecidos como 250S. Raro porque capô e traseira em preto fosco, só no 4 e nesse ano. Raro porque as rodas com aro preto, só nele também. Raro pelos adesivos, pelos emblemas, pelos detalhes mil.

Opala, enfim, é carro que tem histórica pacas. Foi feito no Brasil do fim de 1968 até 1992. O maior sucesso da GM, mais de um milhão de unidades nas versões sedã, cupê e station, a velha Caravan, tudo baseado no projeto do Opel Rekord alemão. Aliás, o nome Opala, segundo algumas versões, vem de Opel+Impala, já que a mecânica de seis cilindros foi herdada do Impala. Mas é nome de pedra preciosa, também.

E SS, para quem acha que é Super Sport, pode ser Separated Seats. Há controvérsias com relação ao tema.

O carro é do brother Dino Dragone. Na verdade, da filhinha dele, de 7 anos.