Blog do Flavio Gomes
Stock Car

1979 X 2010

SÃO PAULO (será?) – O pessoal do “Esporte Espetacular” colocou o velho e bom Paulão Gomes para dar uma volta com um Opala de Stock Car 1979 em Interlagos. Depois de 40s, soltaram Felipe Giaffone com um carro deste ano. Aquelas coisas que fazem toda hora com carros de categorias diferentes e tal. Até aí […]

SÃO PAULO (será?) – O pessoal do “Esporte Espetacular” colocou o velho e bom Paulão Gomes para dar uma volta com um Opala de Stock Car 1979 em Interlagos. Depois de 40s, soltaram Felipe Giaffone com um carro deste ano. Aquelas coisas que fazem toda hora com carros de categorias diferentes e tal. Até aí tudo bem, e é legal ver o Paulão guiando qualquer coisa. É só apreciar como ele acelera o Opalão com gosto e sem dó.

Só que… Esse carro aí não era de Stock Car nem ferrando! Cronometrem a volta dele: 2min25s. Pô, meu DKW virava 2min35s. O Meianov vira 2min15s. Nunca que o Meianov seria 10s mais rápido que um Stock, mesmo de 30 anos atrás.

Desconfio que esse Opala aí nada mais é que um… Opala! Manso, uma réplica de um carro de corrida. Não tem preparação nenhuma, não é possível. Não tenho dados sobre velocidades médias dos Stocks de 1979, e esses Opalas nunca correram no circuito novo de Interlagos, por isso não há referências de tempo para essa pista. Um atual vira na casa de 1min40s, mais ou menos. Quanto será que viraria um dos antigos, bem feitinho, preparado, “envenenado”? Eu arriscaria algo entre 1min55s e 2min00s. Será que estou chutando muito longe?