Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

ENCHE O TANQUE (15)

SÃO PAULO (e passamos dos 400 mil comentários…) – Meus blogueiros são demais, a maioria, e a minissérie dos postos está virando uma novela sem data para terminar. Vejam o e-mail que recebi agora há pouco do Arlei Vieira, com a foto excepcional: Tcheê Flavio, uma foto diferente para a série “enche o tanque”… Na foto, […]

SÃO PAULO (e passamos dos 400 mil comentários…) – Meus blogueiros são demais, a maioria, e a minissérie dos postos está virando uma novela sem data para terminar. Vejam o e-mail que recebi agora há pouco do Arlei Vieira, com a foto excepcional:

Tcheê Flavio, uma foto diferente para a série “enche o tanque”…

Na foto, o postinho de combustível Ipiranga que até 2008 existiu assim como na foto, em Silveira, distrito de São José dos Ausentes, na região dos Aparados da Serra aqui no RS. Repara no padrão de logotipos Ipiranga utilizados tanto no poste quanto nas bombas, atestando o peso dos anos.

Não sei te dizer quando o postinho foi abandonado, a própria vila de Silveira parece uma cidade fantasma de faroeste americano, a prosperidade e dinheiro se foram junto com a extração de madeira das araucárias da região, as serrarias fecharam e a vila, o posto e tudo mais foi minguando, ficando velho.

Por fim, as bombas abandonadas e o poste com o logotipo de uma Ipiranga que há tempos se foi, foram desmontados e removidas em 2008. A foto é de 2006.

Vocês que são da região, contem… Como está esse lugar agora? E a cidade? Valeu, Arlei.