Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

ABAIXO O MINHOCÃO

SÃO PAULO (quero ver) – Para quem mora fora de SP, “minhocão” quer dizer minhoca grande. Ou uma pequena cobra. Para nós, desta megalópole dos infernos, é o nome do Elevado Costa e Silva, um enorme viaduto que liga as zonas Leste e Oeste, erguido em 1970 por Paulo Maluf, um dos maiores estragadores da cidade […]

SÃO PAULO (quero ver) – Para quem mora fora de SP, “minhocão” quer dizer minhoca grande. Ou uma pequena cobra. Para nós, desta megalópole dos infernos, é o nome do Elevado Costa e Silva, um enorme viaduto que liga as zonas Leste e Oeste, erguido em 1970 por Paulo Maluf, um dos maiores estragadores da cidade de que se tem notícia — para dizer o mínimo.

O Minhocão cortou o Centro, passando sobre a avenida São João. Sem meias palavras, fodeu o bairro e toda a região. Os prédios residenciais passaram a ter, de um dia para o outro, carros passando a metros das janelas. Por baixo do monstrengo de concreto começaram a vagar drogados, miseráveis, mendigos, putas. Gente que não tinha onde morar encontrou abrigo sob o viaduto.

A zona é tão deprimente que muitas locações de “Ensaio sobre a cegueira” foram feitas ali. Sem precisar maquiar nada (veja a foto). Se o Centro pode responsabilizar alguém por sua decadência nos últimos 40 anos, é Maluf e sua insanidade arquitetônica, sua atração por empreiteiros, sua burrice gananciosa.

Hoje o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, anunciou que vão demolir o Minhocão. Não sei de detalhes. Se vão fazer uma via expressa subterrânea, por exemplo. Ou se vão criar corredores aéreos para carros com turbinas. Sei lá, e não me interessa. Que coloquem abaixo aquela merda logo para, aí sim, o Centro recomeçar. E que enterrem de vez o general que dá nome àquela aberração. Costa e Silva, aquele do AI-5, ganhou o Minhocão de presente. Como é que alguém teve, um dia, coragem de homenagear essa besta-fera?