Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

ENCHE O TANQUE (69)

SÃO PAULO (e vamos dormir) – Dos mais graciosos da série, sem dúvida. Acaba de chegar, enviado pelo Chico Cougo. Segue a historinha: Vai uma modesta contribuição para a seção “Enche o Tanque” (uma das minha preferidas de seu blog). Este pequeno postinho ficava em Rio Grande, RS, um dos últimos municípios brasileiros antes do […]

SÃO PAULO (e vamos dormir) – Dos mais graciosos da série, sem dúvida. Acaba de chegar, enviado pelo Chico Cougo. Segue a historinha:

Vai uma modesta contribuição para a seção “Enche o Tanque” (uma das minha preferidas de seu blog). Este pequeno postinho ficava em Rio Grande, RS, um dos últimos municípios brasileiros antes do Uruguai (bem pertinho do Chuí!). Rio Grande (200 mil habitantes) é a cidade onde nasceu a Refinaria Ipiranga, daí a presença constante de tal empresa por lá. Este charme de posto se localizava na General Osório e ficava às margens da Laguna dos Patos (a maior do mundo, segundo pesquisadores). Do outro lado desta laguna ficam a Ilha dos Marinheiros (de colonização açoriana, que até hoje mantém vivas suas tradições) e o município de São José do Norte (20 mil habitantes, cultura agrícola e pesqueira).

Infelizmente este posto foi destruído há bastante tempo. Ainda existe uma central de abastecimento Ipiranga bem aí, mas em formato “moderno”. Neste mesmo local, também fica a hidroviária de onde saem as balsas Rio Grande-São José do Norte. Diariamente, passam milhares de pessoas por aí. O prédio que aparece ao fundo ainda existe e está deste mesmo jeito. É a Câmara do Comércio da cidade.

Demais, Chico. Devo baixar por esses lados nas próximas semanas. Vale a visita?