Blog do Flavio Gomes
Blog

5

SÃO PAULO (so what?) – Hoje este blog completa cinco anos. Cinco anos, ok. É um aniversário quase redondo, então merece uma lembrança. No dia 5 de dezembro de 2005 cheguei a esta praia com um post sem graça, tateando, ainda, a ferramenta que, para mim, era uma novidade total. Me parece claro que nestes cinco […]

SÃO PAULO (so what?) – Hoje este blog completa cinco anos. Cinco anos, ok. É um aniversário quase redondo, então merece uma lembrança. No dia 5 de dezembro de 2005 cheguei a esta praia com um post sem graça, tateando, ainda, a ferramenta que, para mim, era uma novidade total.

Me parece claro que nestes cinco anos os blogs ganharam importância no mundo todo. O meu, claro, continua desimportante como sempre foi. Afinal, levanta bandeiras esquisitas, como defender as Kombis, os Ladas e os DKWs.

Mas foram cinco anos divertidos. E cansativos. Escrever todos os dias é um exercício desgastante. E a rede de informações e entretenimento que se forma a partir de um blog que tem uma audiência razoável é difícil de administrar. Com o passar dos dias, semanas e meses, a página vai se transformando, mutante, dinâmica. E para nós, que estamos do lado de cá da tela e do teclado, é muito interessante entender melhor quem nos lê. As reações são imediatas, diretas, sem intermediários.

Aqui acabei conhecendo muita gente na vida real, as corridas ajudaram nisso, um mundo novo se desbravou. São já 1.826 dias escrevendo furiosamente, com raríssimas “faltas”, um total de 12.447 posts (7 por dia), 487.521 comentários aprovados (267 por dia). Surgiram blogueiros históricos e populares (como o Veloz-HP e Nick B.), muitos sumiram, outros tantos aparecem só de vez em quando, milhares apenas leem tudo silenciosamente, tem de tudo um pouco.

Nestes cinco anos minha vida mudou, como a de todo mundo muda. Mas a gente vai seguindo em frente, tropeçando pelo caminho, tomando uns tombos, levantando sempre. Eu continuo tateando, sem saber direito de nada.

Parabéns pra vocês.