Blog do Flavio Gomes
Brasil

DECIBÉIS

SÃO PAULO (não me surpreende em nada) – A maioria dos blogueiros aqui conhece Cacá Clauset — piloto de rali, organizador e criador de provas off-road, figura importante no automobilismo brasileiro. Pois ontem me mandou um e-mail que reproduzo: Caro Flavio, tudo bem? Como você é um cara como eu que ainda se indigna com […]

SÃO PAULO (não me surpreende em nada) – A maioria dos blogueiros aqui conhece Cacá Clauset — piloto de rali, organizador e criador de provas off-road, figura importante no automobilismo brasileiro.

Pois ontem me mandou um e-mail que reproduzo:

Caro Flavio, tudo bem? Como você é um cara como eu que ainda se indigna com atos obscuros (para não dizer obcenos) da nossa administração pública, acho que talvez tenha interesse nisso. Estava outro dia passando pelo Rodoanel quando vi algo que me chamou a atenção. Em um determinado trecho, em um local onde há diversas mansões, a concessionária está construindo um enorme muro para quebrar o ruído da estrada (foto acima). Porém, 200 metros antes há um bairro popular, com pelo menos dez vezes mais casas, incluindo uma escola, à mesma distância da pista. E nada de barreira do silêncio (foto abaixo). Os ouvidos dos mais pobres são mais tolerantes? Os dos mais ricos mais sensíveis? Ou é um grande monumento à discriminação pago pelos nossos bolsos?

Claro que tendo a achar que é a última opção. Não sei qual é esse trecho, até porque só peguei o Rodoanel uma vez e não conheço direito a estrada. Para quem não sabe, essa obra, que começou a ser construída quando José de Anchieta fundou São Paulo e deve terminar junto com a extinção dos crocodilos, é um anel viário que deveria interligar todas as estradas que chegam à capital bandeirante. Bonito isso, de capital bandeirante.

Mas é um anel incompleto, mais um arco, pode-se dizer, porque um ou mais trechos ainda estão em projeto e/ou licitação, e não estarei vivo quando de sua conclusão. Sua principal razão de ser é tirar do tráfego urbano os caminhões que passam pela cidade, já que em geral eles estão indo de uma estrada a outra e não têm muito a fazer dentro de São Paulo. Muita gente reclama que foi inaugurado às pressas, sem sinalização adequada ou policiamento, há centenas de queixas de assaltos, acidentes, iniquidade administrativa.

Essas barreiras acústicas são muito comuns em estradas europeias e americanas. A cada vilarejo cortado ou margeado por uma autoestrada elas são erguidas, para não acabar com a paz dos moradores. No Brasil, são raríssimas. Mas vejo pelo e-mail do Cacá que em áreas nobres não serão tão raras assim.

Não precisam me processar, não é uma denúncia, não quero derrubar governadores, prefeitos ou secretários, nem sei qua a concessionária que cuida desse trecho aí. É apenas uma constatação de que em São Paulo, e provavelmente em outros rincões brasileiros, existe barulho bom e barulho ruim.