Blog do Flavio Gomes
Stock Car

SEM NOÇÃO

SÃO PAULO (assim vai longe) – Xandinho Negrão sofreu um forte acidente hoje em treinos da Estoque em Piracicaba. A foto abaixo foi retirada do site da retransmissora da Globo na região e outras do resgate podem ser vistas aqui. Segue resumo de press-release de sua assessoria, que descreve bem o que aconteceu, com negrito […]

SÃO PAULO (assim vai longe) – Xandinho Negrão sofreu um forte acidente hoje em treinos da Estoque em Piracicaba. A foto abaixo foi retirada do site da retransmissora da Globo na região e outras do resgate podem ser vistas aqui. Segue resumo de press-release de sua assessoria, que descreve bem o que aconteceu, com negrito meu.

O piloto Xandinho Negrão se acidentou durante os treinos livres da Stock Car nesta quarta-feira na pista do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Próximo das 10h25, quando cumpria sua segunda série de voltas pelo circuito do interior paulista, Xandinho saiu reto no fim da reta principal, bateu forte contra o barranco ao final da área de escape e passou sobre o alambrado que circunda o traçado. A causa da batida foi uma pane no sistema de freios dianteiros, cuja causa ainda será analisada pelos técnicos da equipe Medley/Full Time Sports.

Depois de receber os primeiros atendimentos no próprio autódromo, por parte do pessoal médico e de resgate de plantão no local, Xandinho foi imobilizado e transportado de maca por ambulância à Santa Casa de Piracicaba. Os exames determinados pelo ortopedista Daniel Medeiros constataram fratura da clavícula esquerda e do quinto metacarpo da mão esquerda. Xandinho também sofreu leves escoriações na testa e no queixo por causa do impacto contra o volante.

Já corri uma vez em Piracicaba, nada tenho contra o circuito, que é particular, e tenho grande respeito pelo esforço dos proprietários para fazer uma pista, um polo de automobilismo no local e tal. Mas é um circuito muito acanhado para andar com veículos grandes e velozes. Não tem área de escape adequada, não tem segurança. Quase um kartódromo. Acho um absurdo, por exemplo, neguinho treinar lá de caminhão da F-Truck. A pista não comporta. E o acidente com Negrão mostra isso. Vejam onde foi parar o carro. Do lado de fora do autódromo. Lá embaixo fica a estrada.

Depois que corri lá, nunca mais voltei. Dizem que ampliaram a área asfaltada (o miolo ainda era de terra), mas mesmo de DKW achei perigoso, e por isso não fui mais, apesar de alguns convites.

Não entendo como uma categoria que se diz tão top como a Estoque escolhe uma pista dessas para fazer pré-temporada. Os autódromos brasileiros estão sucateados, mas há pistas de verdade para isso, como Interlagos e Curitiba.