Blog do Flavio Gomes
Stock Car

OUTRO LADO

SÃO PAULO (sem censura) – O texto abaixo foi postado pelo Felipe Giaffone na área de comentários do post “Os carros”, sobre o acidente de Sondermann. Como nem todo mundo lê os comentários, julgo importante oferecer o mesmo espaço das minhas críticas para que os construtores dos carros da Stock/Montana façam suas considerações. O texto […]

SÃO PAULO (sem censura) – O texto abaixo foi postado pelo Felipe Giaffone na área de comentários do post “Os carros”, sobre o acidente de Sondermann. Como nem todo mundo lê os comentários, julgo importante oferecer o mesmo espaço das minhas críticas para que os construtores dos carros da Stock/Montana façam suas considerações. O texto segue na íntegra. Só tirei o acento do meu nome.

Ola Flavio,

Acho esta discussão bacana e tudo o que for útil para melhorar a segurança no automobilismo é valido, porém fiquei surpreso de ler a sua opnião pois o considero um jornalista que teoricamente entende um pouco de corrida.

Sem entrar em muitos detalhes gostaria que fosse até a JL (empresa que fabrica os carros da stock) para ver como os carros são feitos, sugiro inclusive que vá junto com um engenheiro que entenda de carros de corrida (pode ser de qualquer parte do mundo) para você poder acompanhar de perto como os carros são feitos. Tenho certeza que vai ficar surpreso.

Também vale lembrar que não montamos os carros para as equipes, nós entregamos as peças e as equipes montam o carro, concordo que podemos ter cometido pequenos erros, como os capos voadores, que foram resolvidos com uma simples trava. Quanto as carenagens de fibra que “voam a toda hora” gostaria que me falasse de uma categoria no mundo em que os carros são cobertos 100% em fibra de vidro que quando batem um pouco mais forte os pedaços não voam. Se você for lembrar, várias categorias do mundo já tiveram dificuldades com carros construidos do zero e que somente após algumas provas estas dificuldades são superadas, e na stock não foi diferente.

Flavio, a batida deste final de semana poderia ter ocorrido em qualquer categoria, até mesmo na que você participa de brincadeira. A chance de um piloto sobreviver seria muito pequena, não sei se você sabe, mas neste acidente não tiveram tubos que atingiram o Gustavo, infelizmente a aceleração que ele sofreu ao ser atingido pelo outro carro que foi fatal.

Sei que todos estamos tocados pelo acontecido, eu pessoalmente fique chocado e muito triste, primeiro por ter perdido um grande amigo, segundo por ser piloto e saber que também corro este risco e terceiro por estar muito envolvido com a categoria.

Acho que esta hora é boa para refletir e trabalhar muito pensando em como poder evitar estes acidentes e não ficar especulando coisas sem saber o que realmete aconteceu.

Um abraço