Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

PARABÉNS (AGORA DE VERDADE)

SÃO PAULO (assim, sim) – Quarta-feira coloquei um post aqui questionando o preparo do cavaleiro Rodrigo Pessoa para correr na Porsche Cup. Acho que vocês se lembram. No rastro do acidente fatal de Gustavo Sondermann, coloquei em discussão se a experiência do atleta no esporte a motor seria suficiente para lançá-lo às feras numa categoria […]

SÃO PAULO (assim, sim) – Quarta-feira coloquei um post aqui questionando o preparo do cavaleiro Rodrigo Pessoa para correr na Porsche Cup. Acho que vocês se lembram. No rastro do acidente fatal de Gustavo Sondermann, coloquei em discussão se a experiência do atleta no esporte a motor seria suficiente para lançá-lo às feras numa categoria de carros muito velozes.

Acabo de receber um e-mail do Dener Pires, da Stuttgart, diretor do campeonato. Agradeço muito a atenção, fico feliz e muito mais tranquilo ao ler seu teor e aproveito para fazer um mea-culpa por não tê-lo ouvido antes de publicar o que escrevi. A íntegra está abaixo.

Desculpas pedidas, apenas concluo dizendo que se é verdade que a Porsche merece aplausos pelo cuidado que demonstra, não é menos verdade que essa iniciativa, em todas as categorias do país, deveria partir da CBA , que não dá a menor bola para o assunto.

Sobre o curso de Rodrigo Pessoa no Porsche Cup

Boa tarde, Flavio.

Agradeço a serenidade e seriedade com que você fez seus questionamentos a respeito da participação de Rodrigo Pessoa em uma aula de pilotagem com um Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Essa postura, seguida como linha editorial por toda a equipe do Grande Prêmio, faz o site ser uma das referências em cobertura de automobilismo esportivo no Brasil.

A respeito do curso de pilotagem feito pelo Rodrigo, eu gostaria de acrescentar algumas informações, além de salientar outras que já constavam no press-release divulgado por nossa assessoria de imprensa.

Todo piloto admitido para disputar o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil passa por um procedimento de testes que visa proporcionar uma perfeita integração ao automóvel. Evidentemente, esse procedimento é diferenciado de acordo com a experiência anterior de cada piloto. Temos como praxe diminuir a potência do carro sempre que um piloto menos experiente faz seu primeiro teste em nossa categoria. Sendo assim, o carro se torna muito mais seguro, já que passa a contar com metade da potência para a qual foi dimensionado – consequentemente, passa a ter dobrado o nível de segurança exigido pela FIA para homologação do 911 GT3 Cup. À medida que o piloto se torna apto a controlar a máquina, aumenta-se a potência de forma gradativa.

No caso do Rodrigo, não se trata de um piloto sem experiência. Ele já pilotou carros da DTM (no caso, um Mercedes-Benz, modelo que requer uma condução ainda mais habilidosa e técnica do que o Porsche Cup) em autódromos como Estoril e Hockenheim, onde deu mais de 100 voltas, além de fazer corridas de kart nos Estados Unidos.

O curso de Rodrigo Pessoa foi feito na Escola de Pilotagem Interlagos, com supervisão e instrução do piloto Nonô Figueiredo, piloto profissional de Stock Car e piloto consultor do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. “Supervisão e instrução”, no caso, significa exatamente o seguinte: Rodrigo andou no Porsche tendo Nonô ao lado (pilotando ou no banco do passageiro) e, quando pilotou sozinho, teve sempre Nonô à frente em outro Porsche 911 GT3 Cup, impondo os limites considerados necessários. Assim como foi feito com todos os pilotos que participam atualmente do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, não foi feita, e nem estava programada, qualquer liberação para que Rodrigo buscasse limites, mesmo havendo a restrição de potência do carro.

Rodrigo continuará suas aulas até o momento em que estiver preparado para fazer sua estreia nas corridas.

A título ilustrativo, cabe complementar: em todo o mundo existem cursos de pilotagem com aulas dadas em carros esporte como o Porsche. Além disso, vários fabricantes oferecem a proprietários de modelos de suas marcas cursos de direção segura realizados em autódromos, ministrados por pilotos de grande experiência e utilizando unidades de rua sem preparação para pista. Todos esses cursos têm em comum o fato de utilizarem técnicas e conceitos de pilotagem em competição para que seja atingido o objetivo final: tornar os proprietários desses carros motoristas mais habilidosos e conscientes de suas responsabilidades.

Um grande abraço,

Dener Pires
Diretor
Porsche GT3 Cup Challenge Brasil