Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

24 HORAS

SÃO PAULO (sorte, sorte, sucesso, sucesso!) – Recebo e-mail do Américo Teixeira Jr. anunciando a volta das 24 Horas de Interlagos, corrida disputada quatro vezes, a última delas em 1970. A promoção será do batalhador incansável Toninho de Souza, e espero sinceramente que ela aconteça mesmo, com grid cheio, público, organização. O Toninho tem levado […]

SÃO PAULO (sorte, sorte, sucesso, sucesso!) – Recebo e-mail do Américo Teixeira Jr. anunciando a volta das 24 Horas de Interlagos, corrida disputada quatro vezes, a última delas em 1970. A promoção será do batalhador incansável Toninho de Souza, e espero sinceramente que ela aconteça mesmo, com grid cheio, público, organização. O Toninho tem levado algumas cacetadas recentemente, porque é duro fazer automobilismo no Brasil, mas não desiste. Ainda bem. Abaixo, os detalhes. Acima, imagens da edição de 1966.

Exatos 42 anos depois de sua última edição, São Paulo voltará a ser palco da prova “24 Horas de Interlagos”, entre os dias 28 e 29 de janeiro de 2012. Sob a responsabilidade da Interlagos Eventos, do promotor Antonio de Souza Filho, será a estreia desta histórica prova de longa duração no traçado de 4.309 m de Interlagos.

“Quando o Eloy Gogliano e o Wilson ‘Barão” Fittipaldi criaram a ’24 Horas de Interlagos’ em 1960, fizeram pensando em valorizar a indústria nacional. Então, meio século depois, estamos resgatando não somente o formato da prova, mas também a sua filosofia”, explicou De Souza. Nesse sentido, só poderão participar automóveis de Turismo com comprovada fabricação nacional. Poderão ser sedan e hatch, com duas ou quatro portas, e motorização de 1.6, estando vedada a participação para veículos importados, artesanais e protótipos, além de motores com cilindradas diferentes daquela estabelecida pelo regulamento, que estabelece, ainda, um grid máximo de 60 carros. Poderão se inscrever, por carro, um mínimo de quatro e máximo de 10 pilotos.

A primeira edição da prova aconteceu nos dias 2 e 3 de julho de 1960 e os irmãos Álvaro e Ailton Varanda foram vencedores com um modelo JK, em 299 voltas pelo antigo traçado de Interlagos. Um ano mais tarde, nos dias 3 e 4 de junho de 1961, o modelo JK voltou a vencer, dessa vez sob o comando de Chico Landi e Christian Heins, que completaram 308 voltas. Seguiu-se, então, um intervalo de cinco anos e a “III 24 Horas de Interlagos” foi disputada em 27 e 28 de maio de 1966, consagrando-se como os grandes vencedores Emilio Zambello e Ubaldo Cesar Lolli, com Alfa Giulia. A quarta etapa só aconteceria em 1970, quando nos dias 16 e 17 de maio, com um Opala 4100, os irmãos Bird e Nilson Clemente foram os vencedores.

O regulamento técnico completo será divulgado nas próximas semanas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail desouza@interlagoseventos.com.br.