Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

FORMULINHA

RIO DE JANEIRO (da janela vejo o Corcovado) – Acabo de receber release que reproduzo abaixo, sobre nova categoria de monopostos no Brasil. Volto em seguida. Organizadores e promotores da Seletiva de Kart Petrobras e reconhecidos como dois dos mais importantes nomes do automobilismo de base brasileiro nos últimos 15 anos, os irmãos Paulo e […]

RIO DE JANEIRO (da janela vejo o Corcovado) – Acabo de receber release que reproduzo abaixo, sobre nova categoria de monopostos no Brasil. Volto em seguida.

Organizadores e promotores da Seletiva de Kart Petrobras e reconhecidos como dois dos mais importantes nomes do automobilismo de base brasileiro nos últimos 15 anos, os irmãos Paulo e Binho Carcasci darão, em 2012, mais uma importante contribuição ao esporte a motor nacional. Após meses de pesquisas e análises sobre o cenário internacional de formação de pilotos para a Fórmula 1, os irmãos chegaram ao conceito da Fórmula +, categoria que promete preparar, de forma inédita no país, jovens talentos para o automobilismo.

No dia 12 de dezembro, os irmãos Carcasci realizarão um evento no Kartódromo da Granja Viana, na Grande São Paulo, apresentando o monoposto que deve promover o renascimento dos campeonatos de base brasileiros direcionados à preparação de pilotos para a Fórmula 1 e Fórmula Indy. O evento será aberto a jornalistas e chefes de equipes interessados em participar do novo torneio, mas é destinado, principalmente, a jovens pilotos. Os atletas que estiverem presentes no evento de lançamento poderão, inclusive, experimentar a primeira unidade do carro trazida ao Brasil para fins promocionais.

O conceito do novo campeonato – que usará monopostos fabricados na Itália cuja relação peso-potência é superior a do Shifter Kart -, será explicado no evento de apresentação oficial.

Agora, eu de novo. Os irmãos Carcasci estão entre as poucas pessoas sérias do automobilismo brasileiro. Mas dizer que essa nova categoria “deve promover o renascimento dos campeonatos de base brasileiros direcionados à preparação de pilotos para a Fórmula 1 e Fórmula Indy” é um exagero diretamente proporcional ao tamanho desses carrinhos. Carrinhos sobre os quais não posso dizer muita coisa tecnicamente, porque não conheço. Mas que parecem, pelas dimensões, coisa de parquinho de diversões.

Devagar com o andor, portanto. O automobilismo de base brasileiro não vai renascer com esse negócio. É como aquela Stock Jr, que não virou nada e agora vê seus carros espalhados por oficinas e pistas como a de Piracicaba, à disposição para quem quiser alugar. Boa parte deles caindo aos pedaços.

Essa Fórmula + me parece apenas uma categoria para fazer a passagem do kart para os monopostos. Uma transição que nem sei se é necessária — antigamente se passava do kart para a F-Chevrolet ou F-Ford e estava de bom tamanho, sem precisar de algo intermediário. E o problema é que o Brasil continua sem campeonatos minimamente razoáveis de monopostos. Assim, será mais um brinquedinho, receio. Mas desejo sorte aos envolvidos.