Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

DA FORÇA DA GRANA

SÃO PAULO (luto) – Todo mundo que importa já pisou naquele palco. Chet Baker, B.B. King, Tom Jobim, Chico Buarque, James Brown, Ira!, Titãs, Marisa Monte, Tim Maia, Caetano, João Gilberto, Gil, Gal, Bethânia, Roberto Carlos, todo mundo, todo mundo. RC, aliás, inaugurou a casa numa terça-feira, dia 5 de abril de 1983, no número […]

Foto Luiz Aureliano (reprodução)

SÃO PAULO (luto) – Todo mundo que importa já pisou naquele palco. Chet Baker, B.B. King, Tom Jobim, Chico Buarque, James Brown, Ira!, Titãs, Marisa Monte, Tim Maia, Caetano, João Gilberto, Gil, Gal, Bethânia, Roberto Carlos, todo mundo, todo mundo. RC, aliás, inaugurou a casa numa terça-feira, dia 5 de abril de 1983, no número 213 da Jamaris, que nunca sei se é uma avenida, ou uma alameda.

29 anos atrás, a vizinhança ainda tinha o Colégio Moema, creio que era esse o nome, e a fábrica de brindes Pombo. E uma porção de casinhas. Isso tudo foi sendo derrubado aos poucos, e o Palace ficou ilhado, cercado de prédios por todos os lados.

O Palace. Eu ainda chamo de Palace. Mas desde 2000 a primeira casa construída exclusivamente para shows de SP já não é mais Palace. Foi Directv Music Hall, e hoje se chama Citibank Hall. Coisa mais brega, esse negócio de hall, tá doido. Para mim, é o Palace. Quando me mudei para aquele quarteirão, em 1997, eu dizia que morava do lado do Palace. Não do Citibank, nem da Directv, nem de hall nenhum.

E o Palace vai fechar. A partir de 1° de março, os donos do terreno deverão botar tudo abaixo para fazer mais um prédio. Ou mais de um prédio, sei lá.

Esta cidade é estragada diariamente sem o menor pudor.

Um minuto de silêncio pelo Palace.