Blog do Flavio Gomes
Grande Prêmio

O NOVO GRANDE PRÊMIO

SÃO PAULO (no fim tudo dá certo) – Os leitores mais atentos e assíduos do Grande Prêmio devem ter notado algumas coisas estranhas nos últimos dias, especialmente desde ontem. Bem, vamos às explicações. Depois de 12 anos de parceria com o iG, o site está deixando o portal, assim como aconteceu com nossos blogs em […]

SÃO PAULO (no fim tudo dá certo) – Os leitores mais atentos e assíduos do Grande Prêmio devem ter notado algumas coisas estranhas nos últimos dias, especialmente desde ontem. Bem, vamos às explicações.

Depois de 12 anos de parceria com o iG, o site está deixando o portal, assim como aconteceu com nossos blogs em outubro. A nova política de parcerias do iG resultou na saída de alguns sites, blogueiros e colunistas, já que a empresa está se reestruturando num processo que já dura alguns meses.

O Grande Prêmio foi reformulado sob a batuta de Victor Martins & cia, com apoios técnicos da Inventive House, da ProdutoBrasil e do MSN, nossa nova casa. Estamos, desde 1° de março, com uma nova parceria em vigor, agora com o portal da Microsoft, para quem já fornecemos conteúdo há algum tempo.

Claro que essas mudanças são traumáticas e trabalhosas. Estamos fazendo todos os testes e enfrentando todo tipo de problema técnico que sempre surge nessas horas. A hospedagem do Grande Prêmio passará a ser feita em servidores nos EUA e temos tido algumas dificuldades na transferência de todos os arquivos e na operação dos sistemas necessários para colocar o site no ar.

Mas é algo que em breve estará solucionado e o site voltará ao ar em questão de horas (esperamos!) nos seus endereços habituais: www.grandepremio.com.br e www.warmup.com.br, além das URLs associadas também ao MSN. Para vocês, usuários, não muda muita coisa. A gente continua fazendo o que sempre fez, jornalismo com informação correta e precisa e opinião desvinculada de equipes, pilotos e categorias, tendo compromisso única e exclusivamente com quem nos lê.

Nossa página tem uma longa história na internet brasileira, que começou em 1996 como Warm Up e assumiu o novo nome quando se tornou parceiro do iG, na implantação do portal. Nesses 16 anos de vida, tornamo-nos o maior site de automobilismo do mundo em língua portuguesa, criamos a Revista WARM UP, o Almanaque Warm Up, aderimos às redes sociais, fizemos podcasts e programas em vídeo, cobrimos quase 300 GPs de F-1, além de inúmeras corridas de todas as categorias importantes no Brasil e no mundo, ganhamos prêmios (iBest para o site, o blog e vídeo de esportes, ACEESP para reportagem sobre doping no automobilismo no ano passado), criamos uma escola.

O iG foi sempre um grande parceiro, igualmente importante na história da internet brasileira. Nasceu como provedor gratuito de acesso à internet numa época em que se pagava caro por isso. “Internet Grátis” era o mote. O portal tinha vários sites parceiros reunidos sob seu guarda-chuva e foi lançado com forte campanha publicitária cujo astro era um cachorrinho simpaticíssimo que ficou conhecido como “o cachorrinho do iG”. O logotipo era vermelho e quando as operações passaram a dar lucro, reza a lenda, mudou de cor para o azul.

Nestes 12 anos, o iG mudou de dono algumas vezes, mas sempre cumpriu impecavelmente suas obrigações contratuais com o Grande Prêmio. Quando a primeira crise da internet bateu fundo, lá para o fim de 2001, ficamos firmes e sobrevivemos mesmo sem remuneração nenhuma durante alguns anos, compreendendo o momento difícil pelo qual todo mundo estava passando.

Foram anos duros, mas depois de mais uma década de parceria não há nada de que se arrepender. Graças ao iG, o Grande Prêmio ganhou visibilidade; graças ao Grande Prêmio o iG ofereceu aos seus usuários um conteúdo de enorme credibilidade e importância. Há muitas pessoas a quem agradecer nessa longa trajetória, como o Matinas, o Leão, a Andrea Fornes, o Mário Vitor, o Caio Tulio, o Fred, a Mari, o Gian, o Caíque, o Elvis,  o Beto, o Oinegue, a Marcella, toda a turma dos setores administrativos e de tecnologia, todos os que passaram pela editoria de Esportes… E certamente estou esquecendo algumas dezenas. Afinal, foram 12 anos de trabalho intenso e muita dedicação de todos os lados.

Life goes on, como se diz, e agora iniciamos esta parceria com o MSN com o mesmos empenho e entusiasmo de sempre. É curioso que na nova casa, mais uma vez, reencontro muitos colegas com quem trabalhei em outros lugares muito tempo atrás. Uma delas é a Andrea Fornes, a querida Leca, minha colega de “Folha” e iG, que hoje comanda a equipe de conteúdo editorial da Microsoft no Brasil. Foi ela quem nos chamou para conversar um ano e meio atrás, dando o pontapé inicial neste relacionamento que, tomara, será longo e próspero.

Nas primeiras semanas, pequenos problemas vão aparecer — nessas coisas de internet, quando se trata de um site grande como o nosso, é normal que seja assim. O site novo ainda não está no ar em definitivo, o que deve acontecer neste fim de semana. Aos nossos leitores, pedimos uma certa compreensão. Carro novo, sabem como é… Quebra nas primeiras corridas, mas depois que começa a andar na frente, não sai mais!

E é o que faremos: vamos em frente. Valeu, iG. Bem-vindo, MSN.