Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

DICA DO DIA

SÃO PAULO (inacreditável) – Das coisas boas que a internet nos proporciona é viajar ao passado. Ontem encontrei este blog aqui, nem sei como, e fiquei bobo. Chama-se “Quando a cidade era mais gentil” e pertence a Martin Jayo, a quem não conheço, mas agradeço. Logo de cara, ele colocou três propagandas de lançamentos de […]

SÃO PAULO (inacreditável) – Das coisas boas que a internet nos proporciona é viajar ao passado. Ontem encontrei este blog aqui, nem sei como, e fiquei bobo. Chama-se “Quando a cidade era mais gentil” e pertence a Martin Jayo, a quem não conheço, mas agradeço. Logo de cara, ele colocou três propagandas de lançamentos de prédios em São Paulo da década de 40. Atrativo de venda: tinham abrigos antiaéreos! Tem coisa mais espetacular no mundo? Será que esses abrigos ainda estão lá? Será que tem imigrantes japoneses morando neles, escondidos, achando que a Guerra ainda não acabou? Os prédios ainda existem, no detonado Centro de São Paulo. Um dia vou procurar esses abrigos.

Mas tem muito mais, como essa foto que reproduzo, não sei exatamente qual o ano, que mostra o aeroporto de Congonhas lá no alto à esquerda, a 23 de Maio/Ruben Berta/Moreira Guimarães cortando a cidade, com Moema do lado direito e Planalto Paulista à esquerda. Localizei o Clube Sírio e, assim, o terreno onde hoje fica meu prédio. A foto, pois, é anterior a 1970 — o edifício ainda não está lá, na foto. E vejam Moema: não tem um prédio sequer!

São Paulo era uma cidade incrível. Ainda é, sei lá.