Blog do Flavio Gomes
Brasil

DICA DO DIA

SÃO PAULO (poucos viram) – Já não sei quem mandou, estava na minha lista de “coisas para ver” há dias. Assisti hoje. Esse documentário da TV Brasil, veiculado no ano passado, deveria ser visto por milhões de pessoas. Tem menos de 30 mil “visualizações”, como se diz, no VocêTubo. A menina fantasma do Silvio Santos […]

SÃO PAULO (poucos viram) – Já não sei quem mandou, estava na minha lista de “coisas para ver” há dias. Assisti hoje. Esse documentário da TV Brasil, veiculado no ano passado, deveria ser visto por milhões de pessoas. Tem menos de 30 mil “visualizações”, como se diz, no VocêTubo. A menina fantasma do Silvio Santos já foi vista 21 milhões de vezes. “Ai, se eu te pego”, do filósofo contemporâneo Michel Teló, contabiliza inacreditáveis 466 milhões de acessos. É de suspirar e morrer.

Mas vá lá. O documentário se chama “O dia que durou 21 anos”. É todo baseado em documentos oficiais do Departamento de Estado dos EUA, com gravações incríveis de diálogos entre o embaixador americano no Brasil e os dois presidentes que patrocinaram o golpe militar de 1964.

Não, não há engano nenhum no que escrevi: os EUA patrocinaram o golpe, simplesmente porque não queriam João Goulart no poder e decidiram o que era melhor para nós.

Nos deram de presente 21 anos de atraso, violência, tortura, autoritarismo, iniquidade.

Thanks, brothers.