Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

TURISMO EM BSB

SÃO PAULO (do jeito que veio) – Reproduzo parte do release sobre o Campeonato Brasileiro de Turismo, que começa neste fim de semana em Brasília com carros que não são de Turismo, mas sim protótipos semelhantes aos Stock Cars. Por alguma razão, a Vicar aposentou a terminologia “Light”. Ao menos são protótipos bem mais modernos […]

SÃO PAULO (do jeito que veio) – Reproduzo parte do release sobre o Campeonato Brasileiro de Turismo, que começa neste fim de semana em Brasília com carros que não são de Turismo, mas sim protótipos semelhantes aos Stock Cars. Por alguma razão, a Vicar aposentou a terminologia “Light”. Ao menos são protótipos bem mais modernos que os da Copa Montana/ex-Light que deixaram de ser utilizados. É a nova categoria de acesso estoquiana.

Nesta prova de abertura estão confirmados 18 pilotos. Entre os nomes mais conhecidos, pilotos que já passaram pela Stock Car, como Pedro Boesel, Fábio Carreira e Norberto Gresse. Todos participam do treino extra marcado para sexta-feira das 15h45 às 16h45.

O carro tem motor dianteiro V8 com 350 cavalos de potência (5.700 rpm e 5,7 litros), tração traseira, cerca de 1.280 kg de peso e é movido a etanol V-Power da Shell. Os pneus são da Pirelli, feitos exclusivamente para a categoria. O sistema de freios tem discos ventilados da Fremax. O câmbio sequencial tem cinco marchas para frente e uma à ré.

O tanque de combustível é especial para competição, composto por um recipiente de borracha preenchido com espuma de baixa densidade. A estrutura é feita com tubos da molibdênio com paredes mais espessas do que os utilizados na Stock Car. Também são utilizadas chapas de alumínio e tinta antichama. Na parte dianteira, na traseira e nas duas laterais, o carro possui absorvedores de impacto. Como a preocupação com a segurança foi muito grande, a JL Racing, empresa do ex-campeão da Stock Car Zeca Giaffone, instalou bancos similares aos construídos para a Stock Car. Outro ponto importante no quesito segurança é o vidro dianteiro fabricado pela Fanavid que absorve impactos externos principalmente devido a uma lâmina de policarbonato especial.

Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo

2 de junho – Brasília – DF
16 de junho – Cascavel – PR
11 de agosto – Ribeirão Preto – SP
1º de setembro – Brasília – DF
15 de setembro – Velopark – RS
20 de outubro – Curitiba – PR
10 de novembro – Goiânia – GO (alternativa)
15 de dezembro – Interlagos – SP