Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

OÁSIS

SÃO PAULO (quase um milagre) – Enquanto todo mundo tira o pé, os investimentos caem, o caos reina, a Mitsubishi faz algo pelo automobilismo brasileiro. Hoje a marca apresentou a Ralliart Brasil, divisão de alta performance da Mitsubishi para preparar carros de corrida e de rali. É um negócio fabuloso, que pode ser conhecido aqui. Abaixo, […]

SÃO PAULO (quase um milagre) – Enquanto todo mundo tira o pé, os investimentos caem, o caos reina, a Mitsubishi faz algo pelo automobilismo brasileiro. Hoje a marca apresentou a Ralliart Brasil, divisão de alta performance da Mitsubishi para preparar carros de corrida e de rali. É um negócio fabuloso, que pode ser conhecido aqui. Abaixo, o release que a turma da Mit mandou, para entender melhor a bagaça. Vale a pena ler, para compreender que sim, tem gente fazendo coisa séria no Brasil. Apesar de tudo.

A Mitsubishi Motors apresenta a Ralliart Brasil, divisão de alta performance que agora chega ao país trazendo ainda mais tecnologia e desempenho para os veículos Mitsubishi em competições na terra e no asfalto.

Ao longo dos anos, os veículos Ralliart conquistaram os maiores títulos do automobilismo mundial: foram 12 vezes campeões do Dakar, quatro vezes do WRC, 11 títulos no P-WRC, com carros de produção, além de inúmeras conquistas em campeonatos nacionais, regionais e europeus.

“A Ralliart Brasil será responsável por projetar, fabricar, desenvolver, preparar e customizar veículos que encarem os mais difíceis desafios da terra e do asfalto”, explica Guilherme Spinelli, diretor da Ralliart Brasil. “As competições são nosso grande laboratório, onde podemos testar todos os componentes no limite máximo e desenvolver produtos mais resistentes e com uma tecnologia superior.”

A Ralliart Brasil já nasce com uma grande estrutura. Com sede na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, está instalada em uma área de 10.000 m2, com todos os equipamentos necessários para projetar e preparar veículos de alta performance. Tem um escritório de engenharia avançada na França, chefiada por Thierry Viadort, que esteve à frente da Ralliart Japão por 26 anos e conquistou, entre outros títulos, 12 vezes o Dakar. Além disso, conta com todo o complexo do autódromo Velo Città, local de testes e adequação dos veículos, e o apoio da fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão, responsável pela produção de peças e veículos.

Hoje, a equipe da Ralliart Brasil é responsável por 84 veículos, entre picapes L200 Triton utilizadas na Mitsubishi Cup, os modelos Lancer, que disputam a Lancer Cup, os protótipos de desenvolvimento, além dos carros que enfrentam o Rally Dakar, Rally dos Sertões e o Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country.

“Esses veículos participam de diversas competições durante o ano e em várias partes do Brasil e do mundo. Além da manutenção antes e depois de cada prova, nossa equipe está sempre trabalhando para aperfeiçoar ainda mais os modelos em durabilidade, resistência e tecnologia”, afirma Spinelli.

Além de toda a tecnologia, comprometimento e alta performance, a Ralliart Brasil destaca-se pela comodidade e equilíbrio que oferece aos pilotos através do sistema sit&drive. Os pilotos só precisam chegar no dia da prova com seu macacão e capacete. O carro estará pronto para largar, devidamente revisado e abastecido. “Isso possibilita que nos concentremos somente na pilotagem. É ótimo poder chegar de manhã e saber que iremos largar com o carro pronto, totalmente revisado por uma equipe que entende do assunto. Isso nos ajuda a conquistar resultados ainda melhores”, comemora o piloto João Franciosi, campeão do Rally dos Sertões com uma L200 Triton.

O sistema sit&drive Ralliart Brasil também está presente nas maiores provas off-road do mundo, como  Dakar e Rally dos Sertões, além das etapas do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country. “Temos os veículos certos para cada competição, seja uma etapa de fim de semana do Brasileiro ou os 15 dias de Rally Dakar. Nossa equipe está preparada para fornecer todo o suporte e logística para os pilotos se preocuparem apenas com o prazer da corrida”, destaca Guiga. Além disso, a Ralliart também tem veículos de competição que são customizados de acordo com a preferência de cada piloto e o tipo de prova que pretende disputar.

“Ô Gomes, fazendo jabá da Mitsubishi, é?” Certamente alguém vai comentar isso, então já me antecipo. Não, estou apenas fazendo justiça a quem merece. O automobilismo brasileiro é gerido de forma tão tosca, que quando vejo essas coisas quase acho que são de mentira. Além do mais, conheço boa parte dessa turma pessoalmente, Guiga (que nunca teve coragem de guiar meu Lada, porque sabe que vai tomar tempo), Eduardo Souza Ramos, Youssef, a rapaziada que toca o Velo Città (Leandro, Eric, Julianelli, Solano…) e sei da paixão que colocam em tudo que fazem, do respeito pelo esporte, pelos carros, pela competição.

Portanto, só me resta dizer parabéns, sucesso e longa vida a todos.