Blog do Flavio Gomes
Brasil

GOSTEI

SÃO PAULO (mas há dúvidas) – Não teve a devida repercussão a apresentação, nesta semana, das novas placas de carros que serão adotadas nos países do Mercosul a partir de 2016. Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela passarão a usar placas com quatro letras e três números, formato que permite 450 milhões de combinações diferentes. […]

SÃO PAULO (mas há dúvidas) – Não teve a devida repercussão a apresentação, nesta semana, das novas placas de carros que serão adotadas nos países do Mercosul a partir de 2016. Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela passarão a usar placas com quatro letras e três números, formato que permite 450 milhões de combinações diferentes. Serão três blocos: duas letras, três números, mais duas letras. Por exemplo: AB 123 CD.

No visual, são parecidas com as utilizadas nos países da União Europeia. Gosto. Sempre achei o preto sobre cinza das brasileiras uma burrice tremenda, combinação que não dá contraste, além de serem usadas fontes que confundem D com O, O com 0 e por aí vai. Ficam algumas perguntas, porém. As placas brasileiras perderão a marca registrada de indicar cidade e Estado do automóvel? As placas pretas serão como? E as vermelhas? As novas serão usadas nos carros novos a partir de 2016, OK. E quem quiser trocar nos seus carros usados? E o custo da brincadeira? Os sistemas informatizados de registro, controle e aplicação de multas estão preparados para a mudança?

Em todo caso, repito, são bonitas. E até que enfim o Brasil adotará padrão europeu de placas compridas, livrando-nos dessa macaquice de imitar americano, com suas plaquinhas minúsculas.