Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

MAIS CARTEIRINHAS…

SÃO PAULO (sei, sei…) – E não é que a CBA notou que tem um filão aí? A entidade vai exigir carteirinha de piloto específica para quem participar dos chamados “track days” em autódromos. As normas baixadas em setembro estão aqui, enviadas pelo blogueiro Denner. Só queria avisar que tem carro que participa de “track […]

SÃO PAULO (sei, sei…) – E não é que a CBA notou que tem um filão aí? A entidade vai exigir carteirinha de piloto específica para quem participar dos chamados “track days” em autódromos. As normas baixadas em setembro estão aqui, enviadas pelo blogueiro Denner.

Só queria avisar que tem carro que participa de “track day” que não tem cinto, porque tem placa preta. São muitos os carros clássicos que andam nesses eventos. O mesmo pode ser dito dos ganchos para resgate. E dos extintores. Tem carrinho que não tem, não… E nem precisa ter, a legislação não obriga.

“Track day” não é corrida. As preocupações com segurança são louváveis, mas é preciso estudar isso direito. Se há abusos, gente que acelera mais do que deve, é com os organizadores que a parada tem de ser discutida. Mas me pergunto: o que é que a CBA tem a ver com isso? É como imaginar que para fazermos um passeio de DKWs até Poços de Caldas precisamos pedir autorização para a confederação. E só participa quem tiver “cédula desportiva específica para a categoria”.

Qual categoria, dona CBA? De novo, esse negócio não é corrida, não é competição esportiva. “Track day” é passeio em autódromo. Nada mais do que isso.

Bom, pensem o que quiserem. Eu sei bem o que pensar sobre o assunto.