Blog do Flavio Gomes
Brasil

CIDADE & ESTADO

SÃO PAULO (gosto dessas mudanças) – Então ficamos assim: as novas placas do Mercosul, que serão adotadas em 2016, terão, sim, a indicação de cidade e Estado do veículo. Com a charmosa bandeira do Estado e o não menos charmoso brasão do município. O Denatran apresentou os modelos hoje. Serão mesmo quatro letras e três […]

SÃO PAULO (gosto dessas mudanças) – Então ficamos assim: as novas placas do Mercosul, que serão adotadas em 2016, terão, sim, a indicação de cidade e Estado do veículo. Com a charmosa bandeira do Estado e o não menos charmoso brasão do município.

O Denatran apresentou os modelos hoje. Serão mesmo quatro letras e três números, e esses sete “dígitos” poderão ser embaralhados — não serão necessariamente divididos em três blocos de duas letras/três números/duas letras, como vimos quando foram lançadas as placas na Argentina.

A tipologia (OK, fonte…) é muito semelhante à das placas da União Europeia. Lembra muito as alemãs, minhas preferidas.

Todas serão brancas, como já falamos, e a cor das letras e números é que vai determinar a categoria do veículo (particular, comercial, especial, oficial, diplomático e de colecionador). Ninguém vai ser obrigado a trocar nada. Só se quiser. Eu, por exemplo, acho que vou querer. Os carros novos, a partir de 2016, terão essas novas placas.