Blog do Flavio Gomes
Literatura

A FARSA DOS “PROTOCOLOS”

SÃO PAULO (ajudem) – Não sou de divulgar muitas campanhas de crowdfunding, porque ultimamente tem muita gente criando vaquinhas eletrônicas para coisas irrelevantes e desnecessárias — outro dia, mesmo, uma tal famosa que se apresenta como musa do empreendedorismo resolveu montar uma hamburgueria (!) com o vencedor do Masterchef usando o dinheiro dos outros; felizmente […]

SÃO PAULO (ajudem) – Não sou de divulgar muitas campanhas de crowdfunding, porque ultimamente tem muita gente criando vaquinhas eletrônicas para coisas irrelevantes e desnecessárias — outro dia, mesmo, uma tal famosa que se apresenta como musa do empreendedorismo resolveu montar uma hamburgueria (!) com o vencedor do Masterchef usando o dinheiro dos outros; felizmente não deu certo e, envergonhados, os malandrões tiraram a campanha do ar.

Mas em alguns casos, faço questão de ajudar. Como neste aqui, da minha amiga jornalista Miriam Sanger — trabalhamos juntos na “Folha” nos anos 90.

A Miriam mora em Israel e virou escritora. Conheceu há alguns meses a juíza Hadassa Ben-Itto, nascida na Polônia, que acabou chegando à Suprema Corte israelense. Em 1991, aposentou-se para mergulhar fundo na história da maior farsa literária do século passado: “Os Protocolos dos Sábios de Sião”. O livro acabou disseminando pela Europa uma mensagem de ódio ao povo judeu que serviu como base do discurso político que levou ao nazismo na Alemanha da década de 30.

Ben-Itto estudou a origem do texto dos “Protocolos” e dessa extensa pesquisa nasceu o livro “The Lie That Wouldn´t Die”, que no Brasil se chamará “A Força da Mentira”. Miriam fará a tradução e pretende lançá-lo aqui no ano que vem, já que a obra tem tradução em 11 idiomas, mas não em português.

Não li os originais, mas a história dos “Protocolos” sempre me interessou muito e é uma das mais intrigantes da humanidade. Percam três minutinhos vendo o vídeo abaixo e, se puderem, contribuam com esse projeto clicando aqui. É algo muito relevante para não sair do papel.